(Distância: 2 km S)
Uma barragem no rio Douro, inaugurada em 1976, de produção elétrica com uma potência de 216 MW produzindo em média 801 GWh/ano. A albufeira estende-se por uma distância de 36km com uma capacidade máxima de 81.000.000m3.
(Distância: 3 km NE)
Fonte de mergulho à beira da estrada, é rodeada por uma construção encimada por uma placa com a data de 1914 ladeada por duas pilastras em forma cónica terminada em esfera.;Uma placa na fonte diz que foi "Mandada construir por Manuel dos Santos Costa para substituir a Fonte do Porco que ficava a 50 metros desta na rua para nascente. Há livros que falam de Linhares e referem a Fonte do Porco."
(Distância: 4 km SW)
Acredita-se que a vila teve origem numa ocupação árabe e é hoje um autêntico ex-libris da Vila Medieval, com uma estruturação do espaço que remonta àquela época.
(Distância: 4 km SW)
Estes dois elementos formam um só, todos eles situados na Praça da República e fizeram parte de um castelo medieval de que restou este pano composto pelo arco, a Torre do Relógio e a arcada ou arcaria.
(Distância: 4 km SW)
A Capela da Misericórdia tem uma fachada barroca com dois painéis de azulejos, representando Cristo e a Samaritana, e Cristo curando um doente.
(Distância: 4 km SW)
Este edifício do século XIX recebeu a cadeia e atualmente alberga o Museu Eduardo Tavares.
(Distância: 4 km SW)
A Praça da República constitui o principal centro urbano de São João da Pesqueira, formando um retângulo irregular.
(Distância: 4 km SW)
Pertencente a uma Família prestigiada em Portugal, a casa é um dos edifícios situados na Praça da República.
(Distância: 4 km SW)
Solar campestre cuja fachada cenográfica, dividida em três corpos por pilastras, se desenvolve horizontalmente, seguindo uma tipologia arquitetónica de Nasoni.
(Distância: 4 km SW)
A Igreja Matriz de São João da Pesqueira, cuja edificação deverá remontar ao século XIV, mostra o portal principal de arco ogival, interrompido e rematado por uma sineira dupla. No interior sobressai o retábulo-mor barroco.