É uma capela do século XVIII, e um lugar de peregrinação, que ocorre em 20 de janeiro, antigamente a São Julião, atualmente ao Santo Padre.
Sendo uma capela de nave única, está um pouco abaixo do nível da estrada.
A fachada principal é interrompida por uma porta em arco de volta perfeita e encimada por um sino e uma cruz. Por cima da porta podemos ver o referido painel de azulejos, que mostra uma imagem representativa do Santo Padre de Varge.
Este ponto está situado na localidade Varge, na freguesia Aveleda e Rio de Onor.
(Distância: 24 m W)
Estas fotos mostram o rio que atravessa a aldeia de Varge.
(Distância: 98 m W)
Varge é uma aldeia da freguesia de Aveleda, concelho de Bragança, cujo nome provém de varzena ou varcena, que significava terreno baldio, alagadiço, pantanoso.
(Distância: 3 km NW)
Comum em todas as aldeias portuguesas, Aveleda também tem as suas fontes, uma situada junto da estrada, outra próximo da igreja. Sinais dos tempos antigos, ainda continuam a cumprir a sua função em pleno.
(Distância: 3 km NW)
O Rio Pepim atravessa a aldeia de Aveleda. Nascendo na serra de Pedralba, em Zamora, Espanha, atravessa Aveleda e vai desaguar no Rio Sabor, perto de Rabal.
(Distância: 3 km NW)
A Igreja Paroquial, de São Cipriano, é uma obra provavelmente do século XVII, havendo registos de batismos desde 1641. Pertencendo antes à abadia de Meixedo, a paróquia foi integrada no bispado de Miranda em 12 de abril de 1758.
(Distância: 4 km SW)
Dedicada a São Romão, esta igreja apresenta a frontaria com empena truncada com dupla sineira terminada num relógio e na cruz.
(Distância: 4 km SW)
Este cruzeiro situa-se no centro da localidade de Baçal, próximo da igreja matriz. É um cruzeiro recente, com a data de 2013 inscrita na sua base.
(Distância: 5 km W)
A norte de Rabal, a meio caminho de França, existe à beira da estrada o que foi em tempos um moinho de água, ou azenha.
(Distância: 6 km SW)
Uma fonte situada no centro da aldeia, é composta por duas bicas num pedestal antigo cujo espaço à volta foi totalmente remodelado e modernizado.
(Distância: 6 km SW)
De empena encimada pela torre sineira dupla, os sinos já não têm a sua função por terem sido substituídos por um sistema sonoro eletrónico.