O rio Onor, ou rio Contensa, atravessa as duas localidades vizinhas, Rio de Onor e Rihonor de Castilla
Dedicada a São João Batista, é uma construção do século XVI. O frontão triangular é truncado pela sineira dupla e encimado por um relógio e cruz.
Esta igreja é semelhante, no seu exterior, à sua vizinha Igreja de Rihonor de Castilla, situada a cerca de 500 metros. Esta semelhança vem confirmar o facto de estas duas aldeias serem consideradas como uma só, de tal forma que é costume designarem por Rio de Onor de Cima (a parte espanhola) e Rio de Onor de Baixo (a parte portuguesa).
Este ponto está situado na localidade Rio de Onor, na freguesia Aveleda e Rio de Onor.
(Distância: 256 m NW)
De um lado Rio de Onor, do outro lado Rihonor de Castilla. Duas pequenas aldeias separadas por uma fronteira internacional onde desde sempre existiu convívio entre os dois países.
(Distância: 5 km SE)
Outro dos pontos a visitar obrigatoriamente nesta aldeia é a sua antiga azenha, ou moinho de água, que durante muitos anos produziu a farinha necessária ao sustento dos habitantes.
(Distância: 5 km SE)
Tal como em todas as aldeias, também aqui existe um lavadouro com vários tanques, ponto obrigatório de encontro dos populares para assim porem as conversas em dia.
(Distância: 5 km SE)
Outro ponto obrigatório nas aldeias, e que as tornava autosuficientes, era um lagar para pisar as uvas e assim produzirem o vinho necessário para consumo próprio ou para trocas comerciais com as populações vizinhas.
(Distância: 5 km SE)
Como em todas as aldeias e vilas deste país, começando pelas mais antigas, também Guadramil tem a sua igreja, sendo esta construída num local elevado acima e à vista de toda a povoação. Chega-se lá por ruas estreitas e a subida assim ao calor ainda custa mais.
(Distância: 8 km SW)
A Igreja Paroquial, de São Cipriano, é uma obra provavelmente do século XVII, havendo registos de batismos desde 1641. Pertencendo antes à abadia de Meixedo, a paróquia foi integrada no bispado de Miranda em 12 de abril de 1758.
(Distância: 9 km SW)
Comum em todas as aldeias portuguesas, Aveleda também tem as suas fontes, uma situada junto da estrada, outra próximo da igreja. Sinais dos tempos antigos, ainda continuam a cumprir a sua função em pleno.
(Distância: 9 km SW)
O Rio Pepim atravessa a aldeia de Aveleda. Nascendo na serra de Pedralba, em Zamora, Espanha, atravessa Aveleda e vai desaguar no Rio Sabor, perto de Rabal.
(Distância: 9 km SW)
Esta capela, situada à beira do rio, é denominada de Capela de São Sebastião, ou Capela do Santo Padre, conforme um painel de azulejos por cima da porta principal.
(Distância: 9 km SW)
Estas fotos mostram o rio que atravessa a aldeia de Varge.