Este é mais um dos muitos pelourinhos que fogem à regra dos mesmos.
Levanta-se sobre dois degraus hexagonais, com uma base também hexagonal, que serve um fuste com uma simbologia em cruz. Encimado, na cruz, as armas que possivelmente são da Vila.
Este ponto está situado na localidade Sambade, na freguesia Sambade.
(Distância: 39 m S)
Esta igreja é dedicada a Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da freguesia, encontrando-se uma imagem em mármore inscrita no nicho existente na fachada posterior do Templo.
(Distância: 5 km NE)
Esta capela possivelmente foi recuperada, mantendo a parte frontal.
(Distância: 5 km NE)
Este templo é dedicado ao São Martinho, e o destaque vai para os seus cinco altares contornados com uma linha de talha dourada.
(Distância: 6 km NW)
Esta casa senhorial em Bornes terá pertencido a alguma família abastada da região. Segundo informações locais, o dono da casa era o pai de um dos habitantes atuais da aldeia.
(Distância: 6 km NW)
Uma pequena capela no centro da aldeia de Bornes, também conhecida por Capela da Piedade.
(Distância: 6 km NW)
Esta foto mostra um pequeno tanque na praça central em Bornes para onde todos os caminhos convergem.
(Distância: 6 km NW)
A Igreja Matriz de Bornes, dedicada a Santa Marta, é de arquitetura renascentista e barroca em que se destaca o altar-mor em talha dourada e um retábulo de estilo barroco nacional.
(Distância: 8 km S)
Situada na parte mais alta da vila, esta igreja é datada do século XVII. Tem uma planta longitudinal composta de nave e capela-mor mais estreita e mais alta.
(Distância: 8 km S)
Este templo religioso, situado no caminho para a Igreja e Torre Sineira, é de planta longitudinal formada por uma nave retangular.
(Distância: 8 km S)
A Torre de Relógio é o que resta de um Castelo Medieval do século XIII, tendo servido para funções militares.