À data da sua fundação, inícios do século XII, o mosteiro era românico e dele ainda permanecem vestígios, como por exemplo os capitéis e arcadas cegas na capela da igreja e alguns capitéis geminados com motivos da época, todos eles fragmentos possivelmente oriundos dum claustro romântico, destruído na reconstrução do século XVI.
A igreja era de uma só nave, mais baixa do que a actual, e capela de paredes retas, sensivelmente quadrangular. Tinha tetos de madeira e um portal de três arquivoltas, cujos restos se encontram no antigo cemitério.
A reforma do século XIII instalou a atual abóbada da capela sustentada em contrafortes exteriores, que fez levantar a altura da nave.
Este ponto está situado na localidade São Brás, na freguesia Landim.
(Distância: 15 m W)
O Real Colégio D. Fernando foi fundado em 1849 por João Luís Correia de Abreu, pedagogo e historiador. Funcionou no edifício a Casa da Hospedaria do Mosteiro de Santa Maria de Landim.
(Distância: 2 km N)
A casa foi construída por volta de 1830 e habitada no período compreendido entre 1863-1890 por Camilo com a Ana Plácido. Em 1922 foi reconstruída e transformada em museu camiliano.
(Distância: 3 km S)
(Distância: 4 km S)
(Distância: 4 km S)
O Mosteiro de S. Bento, Mosteiro de Santo Tirso ou, como é mais conhecido, Igreja Matriz de Santo Tirso, foi fundado em 978, conforme o documento publicado por D. António Caetano de Sousa. A atual Igreja Matriz foi construída em 1659-79.
(Distância: 4 km S)
(Distância: 4 km NE)
Está intitulado como estação mas não passa de um campo cercado de arame e com algumas escavações que põe à vista algumas paredes que possivelmente eram de habitações.
(Distância: 4 km S)
(Distância: 4 km S)
(Distância: 4 km S)
Morada: Praça 25 de Abril - 4784-909 Santo Tirso