A Pedra Formosa é um monólito de grandes dimensões, normalmente decorado com gravuras em baixo relevo. Estava localizado no interior dos balneários da civilização castreja, que permitia o acesso por uma pequena abertura ao compartimento de banhos e vapores quentes.
No caso, pertencia a um complexo de banhos do primeiro milénio a.C. Atualmente está guardado sob proteção da Câmara, para futura exposição num Museu de Arqueologia.
Este ponto está situado na localidade Pousada de Saramagos (Freguesia), na freguesia Pousada de Saramagos.
(Distância: 5 m NW)
O Castro do Alto das Eiras é um povoado fortificado de grandes dimensões, sendo uma das maiores estações castrejas conhecidas no norte de Portugal.
(Distância: 4 km S)
A casa foi construída por volta de 1830 e habitada no período compreendido entre 1863-1890 por Camilo com a Ana Plácido. Em 1922 foi reconstruída e transformada em museu camiliano.
(Distância: 4 km SE)
Está intitulado como estação mas não passa de um campo cercado de arame e com algumas escavações que põe à vista algumas paredes que possivelmente eram de habitações.
(Distância: 5 km N)
Com referências documentais da segunda década do século XVIII, e segundo a campanha arquitetónica, a capela poderá estar compreendida entre o final do século XVI e o século XVII.
(Distância: 6 km NW)
Igreja Matriz de Santa Maria de Arnoso
(Distância: 6 km NW)
Um cruzeiro situado num cruzamento de caminhos em terra batida, tem numa das faces a imagem de São Tiago por aqui passar o caminho para Santiago de Compostela.
(Distância: 6 km S)
O Real Colégio D. Fernando foi fundado em 1849 por João Luís Correia de Abreu, pedagogo e historiador. Funcionou no edifício a Casa da Hospedaria do Mosteiro de Santa Maria de Landim.
(Distância: 6 km S)
As origens do mosteiro remontam aos alvores da Baixa Idade Média, muito embora as informações sejam escassas e contraditórias relativas à sua fundação, no início do século XII.
(Distância: 6 km SW)
Esta Igreja começou por fazer parte de um Mosteiro da Ordem do Templo, sendo referido que, em 1549, era propriedade dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
(Distância: 7 km SW)
A Capela de Santo António, da freguesia de Antas, apresenta na fachada um janelão, um cornijamento em granito sobre o qual assentam duas urnas. Tem azulejos do século XVII.