O Castro do Alto das Eiras é um povoado fortificado de grandes dimensões e aparente complexidade nas suas estruturas, tanto quanto os vestígios de superfície deixam entender. De forma ovalada, tem novecentos metros N-S por seiscentos metros E-O. Estas dimensões fazem deste povoado uma das maiores estações castrejas conhecidas no norte de Portugal.
Em toda a área notam-se estruturas à superfície, nomeadamente muralhas e taludes, que apontam para um período de ocupação situado entre os finais do século I a.C. e do século III d.C. Pode-se verificar que algumas destas estruturas à superfície são canais de captação de águas para uma estação balnear existente neste castro.
A foto anexada corresponde à única parte descoberta do castro, balneário que é composto por espaços funcionais como forno, câmara, antecâmara ou vestíbulo e finalmente os pátios.
Este ponto está situado na localidade Pousada de Saramagos (Freguesia), na freguesia Pousada de Saramagos.
(Distância: 5 m SE)
A Pedra Formosa é um monólito de grandes dimensões, decorado com gravuras em baixo relevo, que pertencia a um complexo de banhos do primeiro milénio a.C.
(Distância: 4 km S)
A casa foi construída por volta de 1830 e habitada no período compreendido entre 1863-1890 por Camilo com a Ana Plácido. Em 1922 foi reconstruída e transformada em museu camiliano.
(Distância: 4 km SE)
Está intitulado como estação mas não passa de um campo cercado de arame e com algumas escavações que põe à vista algumas paredes que possivelmente eram de habitações.
(Distância: 5 km N)
Com referências documentais da segunda década do século XVIII, e segundo a campanha arquitetónica, a capela poderá estar compreendida entre o final do século XVI e o século XVII.
(Distância: 6 km NW)
Igreja Matriz de Santa Maria de Arnoso
(Distância: 6 km NW)
Um cruzeiro situado num cruzamento de caminhos em terra batida, tem numa das faces a imagem de São Tiago por aqui passar o caminho para Santiago de Compostela.
(Distância: 6 km S)
O Real Colégio D. Fernando foi fundado em 1849 por João Luís Correia de Abreu, pedagogo e historiador. Funcionou no edifício a Casa da Hospedaria do Mosteiro de Santa Maria de Landim.
(Distância: 6 km S)
As origens do mosteiro remontam aos alvores da Baixa Idade Média, muito embora as informações sejam escassas e contraditórias relativas à sua fundação, no início do século XII.
(Distância: 6 km SW)
Esta Igreja começou por fazer parte de um Mosteiro da Ordem do Templo, sendo referido que, em 1549, era propriedade dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
(Distância: 7 km SW)
A Capela de Santo António, da freguesia de Antas, apresenta na fachada um janelão, um cornijamento em granito sobre o qual assentam duas urnas. Tem azulejos do século XVII.