Com o decorrer dos tempos o Mosteiro desapareceu, resistindo assim a Igreja que hoje serve de Igreja Paroquial.
Esta igreja românica é datada do século XIII. Desenvolvida longitudinalmente com a fachada orientada a poente, a fachada de empena triangular é despojada de qualquer monumentalidade.
O portal principal é formado por quatro arquivoltas perfeitas apoiadas em colunelos com capitéis lavrados. É encimado por uma rosácea poliocular.
À direita e anexada ao templo, a torre sineira quadrada com oito aberturas em arco quebrado para outras tantas sinetas, e rematada por merlões a contornar a torre.
Está classificada com Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Ponte, na freguesia Antas e Abade de Vermoim.
(Distância: 869 m NW)
A Capela de Santo António, da freguesia de Antas, apresenta na fachada um janelão, um cornijamento em granito sobre o qual assentam duas urnas. Tem azulejos do século XVII.
(Distância: 996 m NW)
Este Palacete, datado século XIX, é típico da época e um edifício bastante marcante.
(Distância: 1 km NW)
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão - Praça Álvaro Marques, 4764-502 Vila Nova de Famalicão
(Distância: 2 km NW)
Capela situada nos limites norte de Vila Nova de Famalicão, edificada no século XVI. Composta por nave única, a entrada é antecedida por um alpendre.
(Distância: 4 km E)
A casa foi construída por volta de 1830 e habitada no período compreendido entre 1863-1890 por Camilo com a Ana Plácido. Em 1922 foi reconstruída e transformada em museu camiliano.
(Distância: 5 km SE)
O Real Colégio D. Fernando foi fundado em 1849 por João Luís Correia de Abreu, pedagogo e historiador. Funcionou no edifício a Casa da Hospedaria do Mosteiro de Santa Maria de Landim.
(Distância: 5 km SE)
As origens do mosteiro remontam aos alvores da Baixa Idade Média, muito embora as informações sejam escassas e contraditórias relativas à sua fundação, no início do século XII.
(Distância: 5 km SW)
Capela do Senhor dos Perdões, em Ribeirão
(Distância: 6 km S)
Atravessando o Rio Ave, não deixa de ser uma grandiosidade, sendo datada do século XII. Pensa-se que tenha sido construída sobre ruínas também romanas que ligavam Bracara Augusta a Cale.
(Distância: 6 km NE)
O Castro do Alto das Eiras é um povoado fortificado de grandes dimensões, sendo uma das maiores estações castrejas conhecidas no norte de Portugal.