×
Pontos de Interesse no Concelho de Vila Nova de Famalicão
Igreja de Santiago de Antas (Ponte)
Esta Igreja começou por fazer parte de um Mosteiro da Ordem do Templo, sendo referido que, em 1549, era propriedade dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
Igreja Matriz de Santa Maria de Arnoso (Igreja, Arnoso Santa Maria)
Igreja Matriz de Santa Maria de Arnoso
Mosteiro de Landim (São Brás)
As origens do mosteiro remontam aos alvores da Baixa Idade Média, muito embora as informações sejam escassas e contraditórias relativas à sua fundação, no início do século XII.
Palacete Barão de Trovisqueira (Vila Nova de Famalicão)
Este Palacete, datado século XIX, é típico da época e um edifício bastante marcante.
Pedra Formosa do Castro das Eiras (Pousada de Saramagos (Freguesia))
A Pedra Formosa é um monólito de grandes dimensões, decorado com gravuras em baixo relevo, que pertencia a um complexo de banhos do primeiro milénio a.C.
Ponte da Lagoncinha (Garrida)
Atravessando o Rio Ave, não deixa de ser uma grandiosidade, sendo datada do século XII. Pensa-se que tenha sido construída sobre ruínas também romanas que ligavam Bracara Augusta a Cale.
Portal da Casa de Nine (Nine (Freguesia))
Portal da Casa de Nine, origem da Família Gonçalves de Menezes, que descende do casal António Gonçalves de Menezes e de sua esposa e prima, Izabel Gonçalves de Menezes.
Real Colégio D. Fernando (São Brás)
O Real Colégio D. Fernando foi fundado em 1849 por João Luís Correia de Abreu, pedagogo e historiador. Funcionou no edifício a Casa da Hospedaria do Mosteiro de Santa Maria de Landim.