Com todos os indícios de parecença com a ponte romana, no entanto e não fugindo muito à verdade, a atual remonta ao período medieval e veio substituir uma mais antiga e esta sim, ponte romana, que ainda fazem o seu serviço para o qual foram construídas.
Datada do século XII, a ponte atravessa o Rio Ave e faz a ligação entre o Porto e Braga, principalmente entre Braga e Santarém com ligação ao Porto, naquela que era considerada uma das mais importantes vias do Império Romano
Uma construção totalmente feita em cantaria, é constituída por três arcos plenos e outros três em ogiva e reforçada por contrafortes com quebra-rios de secção quadrada e triangular, a jusante e montante respetivamente.
O tabuleiro apresenta ligeiramente rampante, com guarda inteiro e pavimento lajeado. Este tem 120 metros de comprimento e quatro de largura.
Está classificada como Monumento Nacional desde o ano de 1943
Este ponto está situado na localidade Garrida, na freguesia Lousado.
(Distância: 2 km SE)
Um edifício recente, fundado em 1957, destaca-se a fachada da igreja bem diferente do habitual, com a cruz centrada. No interior destaca-se o claustro a rodear o jardim e um chafariz ao centro.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km W)
(Distância: 3 km W)
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 3 km NW)
Capela do Senhor dos Perdões, em Ribeirão
(Distância: 3 km W)
(Distância: 3 km SW)
Sede da União das Freguesias de São Martinho e Santiago de Bougado, que inclui a cidade de Trofa.
(Distância: 3 km SW)