Situada num pequeno alvéolo da vertente da Serra da Cabreira, no meio de um bosque, ergue-se este pequeno Santuário da Senhora da Orada. A sua planta é constituída de nave e capela-mor retangulares e sacristia adossada. A capela-mor em cantaria granítica corresponde à original, mais pequena, posteriormente aumentada com a nave.
Na fachada, sobre o pingador da porta, abre-se um óculo quadrifoliado. Cobertura sobre as cornijas, é de duas águas independentes, contida por empenas molduradas coroadas por pináculos e cruzes.
No interior destacam-se os retábulos de madeira policromada, de desenho modesto.
Este ponto está situado na localidade Pinheiro (Freguesia), na freguesia Pinheiro.
(Distância: 2 km SE)
Uma pequena ponte sobre o ribeiro de Vilarchão com um arco de cantaria granítica e um tabuleiro com cerca de dez metros de comprimento e dois metros e quarenta de largura.
(Distância: 3 km W)
A igreja paroquial estava integrada num mosteiro do século XV, daí o nome desta localidade.
(Distância: 4 km W)
Câmara Municipal de Vieira do Minho, Praça Dr. Guilherme de Abreu, 4850-527 Vieira do Minho
(Distância: 4 km W)
Casa dos finais do séc. XVIII, como indicam alguns elementos artísticos presentes na fachada, como o brasão envolto por uma dinâmica moldura rocaile.
(Distância: 4 km W)
O coreto corresponde aos pavilhões multiusos no atual tempo. Em outras épocas foi o espaço de divertimentos para muita gente.
(Distância: 5 km S)
Rossas é o couto que foi elevado à condição de vila e por sua vez sede de concelho com o foral de D. Manuel, decorria o ano de 1510.
(Distância: 5 km SE)
Documentos paroquiais de 1758 indicam-nos que a Ponte de Agra revela padrões construtivos do românico, admitindo-se que possa ter sido construída nos finais da Idade Média.
(Distância: 5 km NW)
Datada de 1759, esta capela surgiu após o aparecimento da imagem no monte de Santa Cecília, no meio da encosta sul da serra de Cantelães.
(Distância: 6 km SW)
Igreja românica de Guilhofrei, dedicada a São Tiago.
(Distância: 7 km NE)
Pelourinho possivelmente ao séc. XVI, é constituído por uma coluna cilíndrica de granito com base quadrada sobre três degraus de altura desigual.