A Ponte de Mizarela, que atravessa o Rio de Rabagão, une duas freguesias, dois concelhos e dois distritos, e por consequente é disputada por estas mesmas, como a de Ruivães, pertencente a Vieira do Minho (Braga) e a de Ferral, pertencente a Montalegre (Vila Real). Como tal, inseri nesta freguesia duas fotos tiradas deste lado.
Construída na Idade Média e reconstruída no início do séc XIX, esta ponte romana-medieval, de um só arco com cerca de treze metros de vão, está implantada no fundo de um desfiladeiro escarpado, assente sobre os penedos e com alguma altitude em relação ao leito do rio.
Foi palco de um combate entre as forças francesas de Soult e milicianos locais, em abril de 1809. Esta ponte também está ligada a lendas e superstições, tais como a construção é obra do diabo, como também está ligada a rituais de fertilidade.
Esta ponte desde 1933 está classificada com Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Frades, na freguesia Ruivães e Campos.
(Distância: 19 m E)
Construída na Idade Média e reconstruída no séc. XIX, apresenta uma curiosa implantação por ter sido construída ao fundo de um desfiladeiro escarpado.
(Distância: 3 km SW)
É conhecida como Igreja Paroquial de São Martinho de Ruivães, pois o São Martinho é o Orago da terra.
(Distância: 3 km SW)
Pelourinho possivelmente ao séc. XVI, é constituído por uma coluna cilíndrica de granito com base quadrada sobre três degraus de altura desigual.
(Distância: 3 km NW)
A expensas próprias Paulino José Costa mandou erigir a capela de Pincães, o cemitério, duas pontes e várias calçadas.
(Distância: 3 km NW)
Na Pedra de Água, construída em forma de cogumelo, a tampa funciona como um relógio de sol relativamente ao tempo de água de rega a que cada lugar da povoação tem direito.
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 7 km N)
Casa do navegador João Rodriguês Cabrilho
(Distância: 7 km E)
Este marco miliário romano, na aldeia de Currais, freguesia de Reigoso, é um monolítico cilíndrico do séc. I a.C., e como outros que são considerados como Monumentos Nacionais desde 1910.
(Distância: 9 km SE)
Igreja velha de Salto, o ex-libris da vila, apresenta-se toda em pedra granítica. De traça românica, foi sofrendo remodelações ao longo do tempo.
(Distância: 9 km SE)
De referir que na parte traseira da igreja velha existem quatro túmulos antropomórficos, cobertos com tampas, tendo dois deles decorações e inscrições.