Esta capela foi construído numa gruta por baixo de um bloco granítico no monte de Penamourinho. Foi um dos santuários mais importantes da Europa.
Segundo conta a lenda surgiu a uma pequena pastorinha uma imagem de Nossa Senhora da Lapa por baixo de uma rocha. Sendo a notícia rapidamente espalhada iniciaram-se as romarias a este local que se passaram a repetir todos os anos no início de junho, apesar do mau caminho para lá chegar. Contando-se mais de 500 pessoas na peregrinação em junho de 1805, o padre Rodrigues Ramos ordenou a construção desta capela no local preciso onde a imagem terá aparecido, por baixo do bloco granítico.
Fotos inseridas com autorização de Armindo
Este ponto está situado na localidade Anissó e Soutelo (Freguesia), na freguesia Anissó e Soutelo.
(Distância: 3 km S)
Feito em alvenaria de granito é formado por um canal assente sobre pilares. A sua construção, no século XVIII, foi com a finalidade de regar os campos à sua volta.
(Distância: 4 km NE)
Casa dos finais do séc. XVIII, como indicam alguns elementos artísticos presentes na fachada, como o brasão envolto por uma dinâmica moldura rocaile.
(Distância: 4 km E)
A igreja paroquial estava integrada num mosteiro do século XV, daí o nome desta localidade.
(Distância: 4 km NE)
O coreto corresponde aos pavilhões multiusos no atual tempo. Em outras épocas foi o espaço de divertimentos para muita gente.
(Distância: 5 km NE)
Câmara Municipal de Vieira do Minho, Praça Dr. Guilherme de Abreu, 4850-527 Vieira do Minho
(Distância: 5 km W)
Situada no Pico de S. Mamede, no monte de Penafiel (antigamente, Penha Fiel), é uma pequena capela a que se faz romagem, anualmente, em 17 de Agosto.
(Distância: 5 km S)
Ou Ponte de Esperança, como também é conhecida, destaca-se entre a multiplicidade de estruturas medievais, datando dos séculos XIV e XV, e atravessa o Rio Ave.
(Distância: 6 km SE)
Igreja românica de Guilhofrei, dedicada a São Tiago.
(Distância: 6 km NW)
Igreja Paroquial de Parada de Bouro, sendo o orago da localidade São Julião.
(Distância: 6 km SW)
Está situada no lugar do mosteiro devido ao facto de aqui ter sido fundado um Mosteiro Beneditino de São Salvador em 1067 por doação de D. Godinho Fafes.