Num local com uma grande expressividade religiosa através do Santuário do São Bento da Porta Aberta o pequeno templo religioso da freguesia do Rio Caldo acaba por ser relegado para segundo plano.
A secundaridade deste templo mostra-se num património sem qualquer dado histórico e cronológico. Todavia a freguesia de Rio Caldo pertence a um concelho ligado a uma forte expressão religiosa de muitos séculos, permitindo a possibilidade de o templo religioso pertencer ao final da Idade Média.
Dedicada a São João Batista, a Igreja Matriz de planta longitudinal tem a fachada principal orientada a poente, conforme habitual nos templos católicos. A igreja é formada de uma só nave e capela-mor, sendo esta um pouco mais estreita que a nave.
A fachada principal simples é em empena triangular com uma cruz ao centro ladeada por dois pináculos piramidais. Os rasgos são constituídos pelo portal principal em verga reta encimado por um frontão triangular, seguindo-se um óculo circular.
À direita desta está a torre sineira quadrangular com cobertura piramidal. No mesmo lado, na parte lateral e anexada ao templo, existe a sacristia.
Este ponto está situado na localidade Rio Caldo, na freguesia Rio Caldo.
A igreja está situada no centro da localidade, num local com uma paisagem excelente sobre o rio Caldo.
(Distância: 444 m SE)
A transcendente albufeira da Caniçada, que tem a sua origem na barragem com o mesmo nome, é formada pela bacia hidrográfica do Rio Cávado.
(Distância: 2 km NW)
Dos Santuários mais visitados de Portugal, o segundo depois de Fátima, o Santuário de São Bento da Porta Aberta está situado na Serra Peneda-Gerês e numa das rotas do caminho de Santiago de Compostela.
(Distância: 2 km NW)
O Largo Principal estava neste dia 15 de agosto todo decorado com fitas e luzes, um dos muitos dias em que o Santuário passou a ser visitado por devotos e peregrinos.
(Distância: 2 km NW)
É costume a devoção estar de mãos dadas com a romaria e, sendo este local o segundo mais visitado de Portugal, não poderia deixar de existir um coreto.
(Distância: 3 km NE)
A Igreja de Santo António, paroquial de Vilar da Veiga, foi construída num local hoje submerso pela barragem. Foi trazida pedra por pedra e reconstruída no local onde hoje se encontra.
(Distância: 5 km NE)
A Pedra Bela é um dos melhores miradouros no Parque Nacional da Peneda Gerês, com uma excelente vista para a albufeira da Caniçada, o Gerês e toda a paisagem em redor.
(Distância: 5 km N)
Um campo de futebol com balneários e iluminação artificial, para treinos e jogos da equipa local.
(Distância: 5 km SE)
Datada de 1759, esta capela surgiu após o aparecimento da imagem no monte de Santa Cecília, no meio da encosta sul da serra de Cantelães.
(Distância: 6 km NE)
(Distância: 6 km W)
Considerado como o Santuário mais antigo de Portugal, a sua história remonta aos séculos VII e VIII, ligado a uma lenda referente ao aparecimento da Nossa Senhora da Abadia.