Um interessante nome do rio, faz a sua afluência ao rio Cávado, na sua margem direita.
O Rio Homem tem a sua origem na Serra do Gerês e vai encontrar o Cávado nos limites do Concelho de Vila Verde, com uma pequena passagem pelo Concelho de Amares.
Um rio que na sua extensão abrange os quase cinquenta quilómetros, forma uma área de bacia de duzentos e cinquenta e sete quilómetros quadrados, contribuindo por isso como o afluente com melhor escoamento para o rio Cávado. Também serve para um aproveitamento hidroelétrico em Vilarinho das Furnas.
O Homem é perfeito para poder ser desfrutado em tempo quentes, permitindo refrescar-se em águas límpidas, cristalinas e transparentes.
Este ponto está situado na localidade Barral, na freguesia Caldelas, Sequeiros e Paranhos.
(Distância: 607 m NE)
Trata-se de uma estrutura rodoviária edificada no tempo medieval, que faz a ligação entre Braga e Ponte da Barca.
(Distância: 960 m E)
Igreja Matriz de Santiago de Caldelas
(Distância: 1 km NW)
Esta Igreja é do tempo românico, com obras de reconstrução em 1888, conforme a inscrição sobre a porta principal, que lhe transformaram o original.
(Distância: 1 km E)
Caldelas é uma das muitas localidades termais em Portugal, considerada como uma das mais importantes e prestigiadas termas do País.
(Distância: 2 km N)
O povoado dá o nome à capela, dedicada a São Julião, permitindo uma maravilhosa vista a toda a volta.
(Distância: 2 km N)
Este povoado fortificado da Idade do Bronze final encontra-se situado num nível de altitude que lhe dá uma posição de defesa, com um domínio sobre a paisagem circundante.
(Distância: 3 km NW)
Pico de Regalados é uma povoação dividida pela estrada nacional que liga Ponte da Barca a Vila Verde. A poucos metros do centro e à face desta, no sentido norte/sul à direita, encontra-se o pequeno Largo de São Sebastião que tem como elementos principais a capela, o cruzeiro, a torre e a fonte.
(Distância: 4 km SW)
É um pequeno troço que constituía uma via de Braga para norte, permitindo a passagem pelo Mosteiro de Renfufe.
(Distância: 4 km SW)
O Mosteiro de Santo André de Rendufe é um dos poucos exemplos de mosteiro que têm a sua origem no tempo do Conde D. Henrique.
(Distância: 4 km NE)
Um templo religioso do período do românico em que a igreja atual é supostamente uma edificação do decorrer do século XVIII, tendo-se perdido por completo o original.