O Santuário atual situa-se no século XVIII, precisamente no mesmo local onde existiu uma ermida, não havendo qualquer vestígio dos edifícios que ali existiram anteriormente.
O primitivo santuário denominado de Mosteiro das Montanhas, que servia para o recolhimento religioso, do qual a imagem da Virgem Maria era a representação.
Com a invasão árabe, os ermitas esconderam a imagem da Virgem Maria, ficando desaparecida por muito tempo. A reaparição da imagem só aconteceria no século XII, o que determinou a edificação de uma ermida. Destes dois edifícios não restaram quaisquer vestígios quando se realizou a edificação do atual Santuário, desconhecendo-se por completo o autor da obra.
Está situado no perímetro da Serra do Gerês, no local da Abadia, o que viria a dar o nome à ribeira que por ali passa e também ao próprio Santuário da Nossa Senhora da Abadia.
Este pequeno local, retomou a ideia original de que a igreja deveria acolher todos os seus romeiros, sendo necessário edifícios para tal função. Assim sendo, o recinto forma-se com a igreja numa das pontas, com as laterais constituídas pelas casas das Ofertas e dos Quartéis. Ao centro ergue-se o cruzeiro.
A igreja apresenta uma planta retangular formada por nave e capela-mor.
A fachada é rasgada por três portas referentes às três naves, de moldura reta, e sobrepujada de um entablamento que encerra num frontão triangular.
A fachada é antecedida por duas torres sineiras, que tem como base um nártex aberto por três arcos, dos quais os dois laterais são em arcos perfeitos e mais estreitos que o central, em arco abatido. Este último está encimado por uma pedra de armas e no topo um nicho com a imagem da Nossa Senhora da Abadia. A rematar esta parte central está um pequeno frontão contracurvado.
Nas laterais, as torres sineiras apresentam no segundo registo cartelas onde se enquadram os relógios. Seguem-se as sineiras nos quatro lados de cada torre que são rematadas por pináculos e coberturas curvas.
O interior é formado por três naves separadas por arcos de volta perfeita, cuja cobertura é em abóbada de cruzaria de ogivas em madeira pintada. São ornamentadas por sanefas de talha em estilo rococó, dourada e policromada, que podemos observar no arco triunfal, nas janelas e nos retábulos laterais, dinamizando o corpo da igreja.
A capela-mor tem no retábulo principal a ocupação total da parede fundeira, exibindo uma tribuna de grandes dimensões, com trono piramidal.
O conjunto do Santuário de Nossa Senhora da Abadia está classificado como Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Abadia, na freguesia Bouro (Santa Maria).
Este Santuário está situado na localidade de Abadia, a cerca de 2 quilómetros a nordeste da sede de freguesia, Bouro de Santa Maria.
(Distância: 2 km SW)
O Mosteiro de Bouro pertence a um conjunto conventual perdido no tempo. Não há conhecimento exato da sua origem, recuando contudo aos tempos primórdios da Nacionalidade.
(Distância: 3 km S)
Igreja Paroquial de Parada de Bouro, sendo o orago da localidade São Julião.
(Distância: 4 km NW)
Próximo de Saim existe um trilho que acompanha um pequeno ribeiro. Este passa por dentro das pequenas azenhas ao longo deste trilho, fazendo mover as mós.
(Distância: 4 km NW)
Capela no centro da localidade de Saim, com planta longitudinal e sineira no lado esquerdo do telhado. A entrada é antecedida por um alpendre.
(Distância: 5 km NW)
Fica situada a cerca de 2 km de Chorense, a meia encosta e com uma vista previlegiada sobre a região.
(Distância: 5 km E)
O Largo Principal estava neste dia 15 de agosto todo decorado com fitas e luzes, um dos muitos dias em que o Santuário passou a ser visitado por devotos e peregrinos.
(Distância: 5 km E)
É costume a devoção estar de mãos dadas com a romaria e, sendo este local o segundo mais visitado de Portugal, não poderia deixar de existir um coreto.
(Distância: 5 km E)
Dos Santuários mais visitados de Portugal, o segundo depois de Fátima, o Santuário de São Bento da Porta Aberta está situado na Serra Peneda-Gerês e numa das rotas do caminho de Santiago de Compostela.
(Distância: 5 km NW)
Igreja Matriz de Chorense
(Distância: 5 km S)
Situada no Pico de S. Mamede, no monte de Penafiel (antigamente, Penha Fiel), é uma pequena capela a que se faz romagem, anualmente, em 17 de Agosto.