O Menir de Mac Abraão é um monólito subelipsoidal de granito porfiroide de grão médio, da era do neolítico. Na parte exposta tem 2.70m de comprimento, calculado-se a altura total de cerca de 4m, estando derrubado e semi-soterrado. Tem 1.50m de diâmetro na parte mais larga.
Nota-se na sua superfície sinais de decoração, nomeadamente um circulo e algumas linhas.
O nome deriva do local onde foi encontrado, a Horta do Mac Abraão. O local onde se encontra não parece ter sido o original, mas levado para ali para limitar duas propriedades.
Possivelmente o material utilizado na sua construção é originário de afloramentos situados a cerca de 1km a noroeste deste local.
Este menir está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1990.
Este ponto está situado na localidade Vila de Frades, na freguesia Vila de Frades.
(Distância: 3 km E)
Esta Villa Romana teve três fases de construção, nos séculos I, II e IV d.C. No século IX dá-se a fundação do convento, que se mantém até ao século XII. No século seguinte é criada a Paróquia de São Cucufate, instalada no convento e entregue ao Mosteiro de São Vicente de Fora. O convento é abandonado no século XVII.
(Distância: 3 km SE)
Uma ermida do século XVII situada no cimo de um monte a poucas centenas de metros de Vila de Frades. Do local da ermida avista-se toda a região em volta, numa paisagem espetacular.
(Distância: 4 km E)
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 4 km E)
(Distância: 4 km NW)
A capela de São João Batista é referenciada dos meados do século XVII, época em que se deu a construção, os revestimentos azulejares frontal de altar e pinturas murais. Na segunda metade do século XVIII é finalizada com os retábulos e enquadramento de talha.
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 4 km E)
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 4 km NW)
No início da tarde de um dia de verão no Alentejo, este é o cenário habitual de uma vila alentejana em que o calor de verão se faz sentir, transforma-a numa verdadeira localidade fantasma. Pode-se observar parcialmente a igreja, antecedida por dois pequenos largos arborizados e ao fundo a Junta de Freguesia.