Uma ermida do século XVII situada no cimo de um monte a poucas centenas de metros de Vila de Frades. Do local da ermida avista-se toda a região em volta, numa paisagem espetacular.

Sendo atualmente propriedade da Paróquia de Vila de Frades, este ermida pode ter origem no século XVII.

Segundo uma lenda, um Conde de Vidigueira perdeu um açor que lhe era muito estimado. Então fez uma promessa de construir um templo, caso o encontrasse. Quando o açor apareceu, foi logo aí, no cimo do outeiro, que o Conde quis erguer a ermida, em cumprimento da promessa. Daí também o nome de Santo António dos Açores.

Outra lenda conta que este mesmo Conde encontrou naquele outeiro ninhos de açores, e daí ter atribuído esse nome.

Destaques e Romaria

Os destaques principais vão para os frescos no interior da ermida e para a paisagem que se vislumbra do local, atingindo-se a sede deste concelho e os concelhos vizinhos.

Existiram em tempos romarias a esta capela mas que entretanto deixaram de ser efetuadas, deixando a ermida ao abandono e à degradação.

O Exterior

A ermida, de pequena dimensão, tem uma fachada cujo tímpano é encimado pela sineira ladeada por pináculos sobre as pilastras nos cunhais. Esta é antecedida por uma galilé, com aberturas em arco perfeito à frente e aos lados, da mesma forma com pilastras nos cunhais encimadas por pináculos. Os mesmos pináculos decoram o lado posterior da capela.

O adro da capela é rodeado por um muro e ainda estão presentes as antigas dependências do ermitão e dos peregrinos, mas todas num estado muito degradado.

As Pinturas no Interior

As excelentes pinturas murais no seu interior aparentemente são do mesmo século XVII e mostram episódios da vida de Santo António. Existiu um retábulo em talha dourada do início do século XVIII, mas que já não chegou até hoje.

Em 1982 foram feitas obras de reparação e recuperação da ermida e de recuperação dos frescos pela Junta de Freguesia de Vila de Frades.

Localização

Este ponto está situado na localidade Vila de Frades, na freguesia Vila de Frades.

Coordenadas GPS: N 38 12.391' W 007 50.293'  (38.20652, -7.83822)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Cemitério de Vila de Frades

Cemitério de Vila de Frades - Visitar Portugal

(Distância: 931 m NE)

Capela de São Brás

Capela de São Brás - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
Mais uma simples capela na Vila de Frades, o seu aspeto mais importante é o conjunto de pinturas murais, um dos maiores e mais bem conservados desta região.

Museu da Casa do Arco

Museu da Casa do Arco - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
A Casa do Arco - Museu de S. Cucufate foi um estabelecimento prisional masculino, depois foi até ao século XIX uma casa de habitação da família Souto Maior. Contém peças de arqueologia da vila de S. Cucufate.

Chafariz da Praça 25 de Abril

Chafariz da Praça 25 de Abril - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)

Junta de Freguesia de Vila de Frades

Junta de Freguesia de Vila de Frades - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
Vila de Frades teve ocupação humana desde a pré-história, tendo como um dos seus ex-libris o menir de Mac Abraão. As ruínas de São Cucufate são os sinais da presença romana. Recebe o primeiro foral, outorgado pelo Mosteiro de São Vicente de Fora, no século XIII ou XIV, renovado por D. Manuel no século XVI.

Igreja de São Cucufate

Igreja de São Cucufate - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
A Igreja de São Cucufate é uma edificação dos séculos XVII e XVIII, com a finalização da cobertura em 1710 e apenas no início do século XIX a finalização dos dois altares laterais. Destaca-se as duas torres sineiras quadrangulares, com ventanas para os sinos em arco de volta perfeita.

gif