Salvo, livre e isento, são três lindos e maravilhosos significados com correspondência da denominação de Selmes, em que traduzido para o árabe significa Salem, nome de homem árabe.
Selmes, considerada como a maior freguesia do concelho da Vidigueira, localiza-se num verdadeiro cruzamento de pequenos cursos de água que descem da Serra do Mendro, provocando um território fértil de terras agrícolas.
Como tal, Selmes é também centro de uma antiguidade que, segundo os vestígios, remonta ao tempo dos romanos. Contudo, quanto à origem de Selmes perde-se no tempo, excetuando o caso em que a existência de documentos dos séculos XIV e XV indicam que Selmes é a localidade mais antiga da região.
Este ponto está situado na localidade Selmes, na freguesia Selmes.
(Distância: 28 m NW)
(Distância: 77 m SE)
(Distância: 82 m NW)
Espalhados pela aldeia existem 6 nichos que se supõe terem sido criados para representar a Via Sacra, para a procissão do Senhor dos Passos.
(Distância: 100 m E)
(Distância: 101 m SE)
No extremo sul da aldeia situa-se a Igreja Matriz de Santa Catarina, construída no século XVIII. Tendo a fachada ruído em 1817, foi reconstruida 57 anos depois, segundo uma inscrição por cima do portal, com influência barroca e gótica. Na fachada e sobre a porta, um janelão ilumina o interior.
(Distância: 101 m SE)
(Distância: 150 m N)
(Distância: 159 m N)
(Distância: 173 m NW)
(Distância: 193 m NW)