Na estrada 258 e um pouco antes de chegar à Praça da República, mesmo ao lado do Mercado 25 de Abril, encontramos aquela fonte simples, original e num cenário deveras impressionante com as cores alentejanas bem vivas.
São os pequenos detalhes e pormenores que embelezam a fonte, tendo como pano de fundo a parede da casa e quase centralizada entre as duas janelas.
A fonte, típica, provavelmente dos finais do século XIX, princípios do XX, muito bem conservada, ladeada por duas colunas decoradas ao centro com dois pequenos potes, na combinação com um outro um pouco maior e na base da fonte, para onde verte a água.
A ladear as duas colunas, dois bancos de ferro fundido a condizer igualmente com a legenda em ferro fundido, que encima a fonte, com a descrição de "Bica do Passeio".
Este ponto está situado na localidade Pedrógão, na freguesia Pedrógão.
(Distância: 13 m NE)
(Distância: 83 m SE)
(Distância: 101 m NE)
A Capela ou Ermida de Santa Luzia remonta ao final do século XVI com o início da construção e ao princípio do século XVII com a execução das pinturas murais. Possui no interior unicamente um altar com a imagem de Santa Luzia, santa milagreira das doenças da vista.
(Distância: 102 m E)
Não havendo história de Pedrógão foi com a localidade de Marmelar que se construiu a história da freguesia. Com esta a ter uma antiguidade anterior ao século XIII, a sua aproximação com o rio Guadiana permitiu a presença humana de lusitanos, celtas e outros povos.
(Distância: 105 m E)
Com as denominações de Igreja de São Francisco, Capela da Vulnerável Ordem Terceira de São Francisco e Torre do Relógio, é um edifício dos séculos XVII e XVIII que teve diversas funções como uma escola primária, teatro, cantina e finalmente casa mortuária.
(Distância: 107 m SE)
Um dos largos centrais da localidade, este é o verdadeiro Rossio de Pedrógão, o maior e central, e é sobre este que a vida de Pedrógão vive, com as três maiores instituições da localidade, as religiosas e a política, que ali se juntam com o comércio e a restauração.
(Distância: 119 m E)
Uma construção de 1604, da construção primitiva já conserva muito poucos elementos. A Igreja de Nossa Senhora das Candeias desenvolve-se na longitudinal e de planta retangular, composta por nave e capela-mor mais pequena e estreita, uma arquitetura maneirista, barroca, rococó e popular.
(Distância: 508 m SE)
(Distância: 576 m NW)
(Distância: 2 km SE)