Em algumas localidades de praia, resta pouco para as dimensões destas mesmas localidades. No caso de Almograve, que se apresenta com dimensões pequenas, torna-se por isso muito limitado o espaço que a configura.
Estas fotos são o exemplo dessa mesma amplitude, em que praticamente é limitado por dois espaços públicos.
Um desses espaços é o principal que se refere à entrada da localidade, com outras derivações nos vários sentidos. Aqui se encontra tudo o que o visitante ou o banhista pretende, desde alimentação, alojamento, e até mesmo o essencial, como a caixa multibanco a dar euros, encaixada na parede da instituição máxima da aldeia.
No outro espaço público, mesmo a poucos metros do primeiro, no alinhamento de uma rua, vamos encontrar um largo que alberga a Igreja Matriz, a escola primária, o ponto de subida e descida do autocarro, e outros.
Este ponto está situado na localidade Almograve, na freguesia Longueira/Almograve.
(Distância: 94 m SW)
A Junta da Freguesia que se privilegia através do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, fazendo parte de um conjunto de aldeias da costa marítima.
(Distância: 175 m NW)
À semelhança da dimensão da aldeia, a Igreja Matriz. que tem a Nossa Senhora dos Navegantes como orago, edifica-se como um pequeno templo.
(Distância: 826 m W)
Situa-se a cerca de quinhentos metros do centro da aldeia de Almograve, um percurso que pode ser feito a pé e que possibilita ao visitante um maior relaxamento na praia.
(Distância: 858 m NW)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 3 km N)