Num dos extremos da vila de Safara temos mais um exemplar perdido da passagem dos romanos nesta zona do interior de Portugal.
Uma ponte que atravessa a ribeira de Safareza, é constituída por três arcos, sendo o central de maiores dimensões que os laterais. No lado orientado a nascente, entre os arcos tem a base de sustentação com o corta águas. O tabuleiro é todo ele reto.
É louvável que, num sítio do interior como este, apresente um exemplar nas melhores condições, inclusivamente a devida visão que esta nos pode dar.
Este ponto está situado na localidade Safara, na freguesia Safara e Santo Aleixo da Restauração.
(Distância: 1 km SW)
A Igreja Paroquial de Safara, ou Igreja de Nossa Senhora de Assunção, começou a ser edificada em 1500 sendo finalizada em 1602.
(Distância: 1 km SW)
Datada do séc. XVIII, está situada à entrada de Safara para quem vem de Moura. O seu exterior é de uma arquitectura simples e redonda, tal como o interior.
(Distância: 8 km SE)
A primeira igreja, datada em 1626, foi totalmente destruída tendo servido em 1644 de refúgio da população local.
(Distância: 15 km NE)
Esta capela está situada dentro do castelo de Noudar.
(Distância: 15 km NE)
O Castelo de Noudar está situado no Parque da Natureza de Noudar, num montado de azinho, estando num local de extrema e ímpar beleza natural entre o Rio Ardila e a Ribeira de Múrtega.
(Distância: 16 km NE)
(Distância: 18 km S)
(Distância: 20 km E)
Um açude na Ribeira da Murtega, um local espetacular no meio da natureza, excelente para descanso, passeio e banhos, se houver condições para isso.
(Distância: 20 km S)
(Distância: 20 km S)