A sua planta desenvolve-se longitudinalmente, não sendo por isso muito diferente das igrejas quinhentistas do Algarve. Apresenta uma verticalidade de volumes, apoiados no exterior por contrafortes dispostos nas fachadas laterais.
O portão principal apresenta um erudito modelo maneirista, apoiado por duas colunas jónicas completamente decoradas por motivos da tratadística serliana.
O seu interior divide-se em três naves de cinco tramos, apoiadas em colunas toscanas. A capela-mor é coberta com abóbada de berço tendo ao centro um retábulo de talha dourada que incorpora um trono. As paredes laterais estão cobertas de painéis de azulejos azuis e brancos.
Está classificado como Monumento de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Safara, na freguesia Safara e Santo Aleixo da Restauração.
(Distância: 260 m W)
Datada do séc. XVIII, está situada à entrada de Safara para quem vem de Moura. O seu exterior é de uma arquitectura simples e redonda, tal como o interior.
(Distância: 1 km NE)
Este é mais um exemplar da passagem dos romanos nesta zona do interior de Portugal. Uma ponte que atravessa a ribeira de Safareza, é constituída por três arcos, sendo o central de maiores dimensões que os laterais, bem visível e principalmente bem conservada.
(Distância: 7 km SE)
A primeira igreja, datada em 1626, foi totalmente destruída tendo servido em 1644 de refúgio da população local.
(Distância: 16 km NE)
Esta capela está situada dentro do castelo de Noudar.
(Distância: 16 km NE)
O Castelo de Noudar está situado no Parque da Natureza de Noudar, num montado de azinho, estando num local de extrema e ímpar beleza natural entre o Rio Ardila e a Ribeira de Múrtega.
(Distância: 17 km S)
(Distância: 17 km NE)
(Distância: 19 km S)
(Distância: 19 km S)
(Distância: 19 km S)