À entrada de Safara para quem vem de Moura, encontramos esta pequena e interessante capela intitulada de Santa Ana. Sem uma história da sua existência, sabe-se contudo que o templo religioso tem no seu tempo cronológico o século XVIII.
Capela simples, com uma planta circular, o único rasgo é conferido ao portal em verga reta e encimado por um pequeno friso. A rematar, um pequeno campanário com a sineira, encimado por uma cruz e ladeado por pináculos. A cobertura da capela é em domo.
Este ponto está situado na localidade Safara, na freguesia Safara e Santo Aleixo da Restauração.
(Distância: 260 m E)
A Igreja Paroquial de Safara, ou Igreja de Nossa Senhora de Assunção, começou a ser edificada em 1500 sendo finalizada em 1602.
(Distância: 1 km NE)
Este é mais um exemplar da passagem dos romanos nesta zona do interior de Portugal. Uma ponte que atravessa a ribeira de Safareza, é constituída por três arcos, sendo o central de maiores dimensões que os laterais, bem visível e principalmente bem conservada.
(Distância: 7 km SE)
A primeira igreja, datada em 1626, foi totalmente destruída tendo servido em 1644 de refúgio da população local.
(Distância: 16 km NE)
Esta capela está situada dentro do castelo de Noudar.
(Distância: 16 km NE)
O Castelo de Noudar está situado no Parque da Natureza de Noudar, num montado de azinho, estando num local de extrema e ímpar beleza natural entre o Rio Ardila e a Ribeira de Múrtega.
(Distância: 17 km S)
(Distância: 18 km NE)
(Distância: 19 km S)
(Distância: 19 km S)
(Distância: 19 km S)