A aldeia de Pomarão foi um porto para a Mina de São Domingos.
Este local é a junção do Rio Chança com o Rio Guadiana, onde se situa a barragem espanhola de Chança (Chanza). Esta barragem é principalmente utilizada para fornecimento de água.
A partir deste local o Rui Guadiana marca a fronteira entre Portugal e Espanha até Vila Real de Santo António, num percurso de 50 quilómetros.
Este ponto está situado na localidade Pomarão, na freguesia Santana de Cambas.
A capela e o miradouro estão situados no cimo do monte junto da estrada que leva a Pomarão, a cerca de 300 metros da aldeia.
(Distância: 6 km S)
Um dos raros monumentos megalíticos pertencentes à Pré-História que são dignos de serem vistos e nas melhores condições.
(Distância: 10 km SE)
A norte da vila o Castelo Velho, também denominado como Castro de Santa Bárbara, está situado no ponto mais alto da vila, numa das vistas mais maravilhosas sobre a zona.
(Distância: 11 km SE)
O título indica-nos a importância que este edifício teve na relação com a vida quotidiana da vila, não esquecendo a posição geográfica em que se encontrava.
(Distância: 11 km SE)
Segundo um túmulo no interior deste templo a indicar a data de 1513, conclui-se que a edificação terá sido nos primeiros anos desta centúria ou nos finais do séc. XV.
(Distância: 11 km SE)
Existia um templo primitivo referenciado no século XIV, formado por uma só nave. Veio a ser reconstruído na segunda metade do século XVI com a ajuda dos Condes de Alcoutim.
(Distância: 11 km SE)
A vila de Alcoutim viu iniciada a edificação dos muros em 1660, orientada pelo Sargento-Mor Manuel de Sousa e Castro e pelo engenheiro militar Pedro de Santa Colomba.
(Distância: 11 km SE)
Assim se chama o pequeno largo que tem no seu perímetro a Junta de Freguesia, entidade máxima da vila que recebe todo o visitante que por aqui passe.
(Distância: 11 km SE)
Com a Junta de Freguesia situada na pequena Praça da República, o concelho de Alcoutim tem uma população estimada em cerca de três mil habitantes.
(Distância: 11 km SE)
O visitante que chega a Alcoutim pelo lado sul vai encontrar um verdadeiro mural de azulejos. Uma maneira diferente e talvez única para exemplificar a vida quotidiana.
(Distância: 11 km SE)
Pode estar relacionada com a proximidade da residência dos Condes, e que o dono recebeu o título no dia 13 de junho, dia de Santo António.