Sem antecedentes históricos conhecidos à fundação de Faro do Alentejo, é uma realidade recente que remonta à era filipina, D. Estêvão de Faro, do qual provêm o nome e parcialmente a história da localidade.
O seu fundador, uma figura destacada do reinado dos Filipes, D. Estêvão de Faro, era comendador de inúmeras terras da Ordem de Cristo e vedor da Fazenda da Índia e posteriormente em África e Conselheiro do Estado.
Herda da sua mãe uma herdade cujas terras vão para além do conhecido, e que em parte delas se situa a atual localidade de Faro do Alentejo. Recebe o primeiro título de Conde de Faro, tendo autorização para fundar a vila.
A história da localidade de Faro do Alentejo é um tanto estranha, sendo que esta se confunde por completo com a vida de uma pessoa / habitante.
Este ponto está situado na localidade Faro do Alentejo, na freguesia Faro do Alentejo.
(Distância: 25 m NW)
(Distância: 30 m S)
Igreja de São Luís e de Nossa Senhora da Assunção, é um templo dos séculos XVII e XIX, com o início da sua construção em 1617. Ainda no século XVII realizam-se as pinturas parietais e o retábulo da capela-mor, com os os altares laterais a serem realizados no século XIX.
(Distância: 70 m SE)
(Distância: 207 m N)
(Distância: 299 m SE)
(Distância: 5 km E)
(Distância: 5 km E)
(Distância: 5 km NE)
(Distância: 5 km NE)
(Distância: 5 km NE)
Uma capela com a construção iniciada no século XVI, foi reformada no século XVII e a cobertura da nave efetuada no século XVIII. O retábulo é executado no século XIX. Destaca-se a fachada em nártex de três arcos de volta perfeita ladeado por duas torres sineiras.