O Castelo de Noudar está situado no Parque da Natureza de Noudar. Está edificado num montado de azinho, estando num local de extrema e ímpar beleza natural entre o Rio Ardila e a Ribeira de Múrtega.
Este castelo surgiu com um pequeno castelo e uma torre antes da conquista cristã, mais concretamente nos séculos X ou XI.
A atual fortaleza deve-se à nova ordem cristã implantada na região no século XIII, e só depois desta povoação, como as de Serpa e Moura, passar definitivamente para o domínio português com o tratado de paz entre D. Dinis e D. Fernando IV.
Neste mesmo ano D. Dinis deu a carta de foral à vila e entregou-a à Ordem de Avis, ficando esta com o compromisso de fazer o castelo para protecção da vila.
De planta quadrangular irregular, é uma construção cuidada, possuindo uma cisterna interior e duas portas de acesso a pisos diferentes. A cerca é bastante maior que a alcáçova e possui dez torreões adossados, o principal protegendo a porta da vila.
De referir que um castelo como este, estando num ponto geográfico isolado, está muito bem conservado, só pecando por estar encerrado ao Domingo.
O Castelo de Noudar está classificado como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Noudar, na freguesia Barrancos.
(Distância: 36 m SW)
Esta capela está situada dentro do castelo de Noudar.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 7 km SE)
Um açude na Ribeira da Murtega, um local espetacular no meio da natureza, excelente para descanso, passeio e banhos, se houver condições para isso.
(Distância: 8 km SE)
(Distância: 9 km SE)
(Distância: 9 km SE)
(Distância: 9 km SE)
(Distância: 9 km SE)
(Distância: 9 km SE)
(Distância: 9 km SE)