A Igreja ou Ermida de Nossa Senhora da Assunção, ou de Entre Vinhas, é uma construção do século XVI. Foi mandada edificar por portugueses emigrantes do Brasil que trouxeram as influências da cultura desse país.
Teve diversas campanhas de obras, sendo o aspeto atual posterior ao terramoto de 1755, pelo qual ficou bastante arruinada.
O interior é composto por nave e capela-mor, com retábulo no altar-mor em talha rococó. O exterior, barroco, mostra o portal sobreposto por uma janela e ladeado por duas torres em posição fora do normal, oblíqua, uma arquitetura muito utilizada no Brasil.
A igreja está circundada por um muro e a porta antecedida por uma escadaria.
É um local de peregrinação e, no dia da festa da vila, em 15 de agosto, a imagem da Santa sai da igreja e é levada pela vila em ombros, como tradicional.
Esta igreja está classificada como Monumento de Interesse Público, desde 2010.
Este ponto está situado na localidade Messejana, na freguesia Messejana.
Este ermida está localizada no meio do descampado a cerca de 2,5 quilómetros a noroeste de Messejana.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)
Dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, a Igreja Matriz de Messejana situa-se no ponto mais alto da vila com uma paisagem excelente sobre toda a área em redor.
(Distância: 3 km SE)
A Igreja da Misericórdia de Messejana, do início do século XVIII, mostra-se em estilo misto de barroco, rococó e neoclássico resultante das diversas obras que teve.
(Distância: 3 km SE)
Este pelourinho localiza-se no principal largo da aldeia, na Praça 1 de julho. Está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1933.
(Distância: 3 km E)
Este poço, situado no caminho para o Convento de S. Francisco, é referenciado no século XIX.
(Distância: 4 km NW)
Uma lagoa resultante da Barragem do Pardieiro, é utilizada para rega do Monte do Pardieiro e para desportos.
(Distância: 8 km S)
(Distância: 8 km S)
Conceição foi uma freguesia do concelho de Ourique. Dedicando-se a população à agricultura, gradualmente esta foi desaparecendo por se afastar para centros populacionais maiores, levando à desertificação destas aldeias.
(Distância: 8 km SW)
Esta Igreja barroca dedicada a São Romão foi possivelmente construída no século XVIII.
(Distância: 9 km N)