O conjunto religioso Igreja Matriz e Cruzeiro pertencem ao estilo barroco do século XVIII, sendo a construção do templo de uma arquitetura regional.
Contudo a fachada deste vai-se inspirar no estilo joanino, em que se nota a demonstração da riqueza de ornamentos denunciando um invulgar arquiteto e artífices que sabiam servir-se do cinzel e de trabalho de cantaria.
Dedicada a São Salvador, apresenta uma planta longitudinal formada por uma nave e capela-mor semicircular, com a torre sineira adossada a esta à direita e a sacristia à esquerda. É formada ainda por duas capelas laterais opostas.
A fachada é delimitada por pilastras de cunhais e com um friso arquitravado que a separa da empena contracurvada, rematada por pináculos em espiral.
O rasgo é feito pelo portal principal de moldura reta ladeado por duas colunas torcidas que servem de sustentação para o entablamento de arquitrave com friso decorado com três querubins e dois tritões-crianças.
Sobreposto à arquitrave, uma janela retangular que ilumina o interior do templo está ladeada por dois pináculos em espiral. A fachada é finalizada por um frontão contracurvado de onde emerge uma cruz.
Este ponto está situado na localidade Moreira, na freguesia Roge.
(Distância: 40 m W)
O Cruzeiro de Roge está situado no adro da igreja matriz, destacando-se desta. Está datado também do século XVIII (1762) e de uma arquitetura religiosa barroca. Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
(Distância: 105 m W)
(Distância: 301 m SE)
Não estando muito longe da igreja e do cruzeiro, temos uma outra ponte romana de cavalete sobre um único arco de volta plena. A ponte atravessa o rio Caima ligando Roge a Berbedã. Quanto à sua cronologia, é apontada para uma época medieval.
(Distância: 472 m SE)
(Distância: 1 km S)
Não havendo possibilidade de a datar e sendo talvez do período romano, é conhecida pelos seus habitantes como Ponte de Cavalos, nome atribuído ao facto da existência ali próximo de um posto de muda de cavalos, na via entre Viseu e Porto.
(Distância: 1 km SE)
A Capela de Nossa Senhora do Amparo tem por cima do portal um nicho com a padroeira e uma placa com o nome da mesma e a data de 1942. A fachada frontal sul é revestida por azulejos e encimada por uma cruz ladeada por pináculos.
(Distância: 2 km SE)
Uma construção da primeira metade do século XVIII, é uma casa rústica, tendo sido uma tulha onde eram guardados os foros das terras da freguesia. Destaca-se o portal encimado por uma cruz sobre a tiara pontifical, tendo na base duas chaves cruzadas.
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km W)
Situado nas instalações dos antigos Paços do Concelho, foi inaugurado em 18 de maio de 1997. Mostra a história do concelho de Vale de Cambra, tendo, além da exposição permanente, exposições temporárias e publicações referentes ao património do concelho.
(Distância: 2 km W)