Situado no centro da cidade, perto do Castelo, atualmente o Convento de Lóios alberga o Museu Regional.
Promove exposições a nível nacional e internacional nas áreas da pintura, arqueologia, história e história da arte. Explicando a origem do homem, evolução e desenvolvimento das Terras de Santa Maria.
O Convento remonta ao século XVI e a sua edificação deve-se à iniciativa do terceiro Conde da Feira, D. Manuel Pereira, sendo o seu filho Diogo Pereira o quarto Conde da Feira e a sua mulher Ana de Menezes que basicamente deram o seguimento ao projeto de devoção a São João Evangelista.
Assim, em 1549 existiu uma petição ao Capítulo Geral (termo que designa corpos Eclesiásticos como a Igreja Católica, a Comunhão Anglicana e as Igrejas Luteranas Nórdicas) na reunião de rendas necessárias para o Colégio dos Cónegos Seculares de São João Evangelista, também referidos como Cónegos Azuis ou Frades Lóios. Terminada a petição, a primeira pedra foi colocada no ano de 1560 no lugar de uma ermida ali existente dedicada ao Espírito Santo. Passados séculos acabou por ser transformado em convento.
O conjunto conventual desenvolve-se numa planta retangular, em que o convento se situa a sul, e ao centro deste estão os claustros de planta quadrangular. A igreja denominada de Lóios, servindo de Matriz da vila, situa-se a norte, antecedida por uma escadaria monumental de duplo arranque.
A igreja é de fachada em empena, de dois pisos separados por um friso, sendo o térreo com a abertura do portal principal de moldura reta e encimada por um frontão triangular. No superior, a abertura é feita por um janelão, também de moldura reta, finalizando por um frontão triangular.
Esta parte central está ladeada por duas torres sineiras semelhantes, de duas partes, em que a inferior é rasgada por duas janelas encimadas por um relógio. A parte superior é formada pelos sinos e rematada por um campanário ladeado por pináculos.
Este ponto está situado na localidade Santa Maria da Feira, na freguesia Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo.
(Distância: 47 m S)
Um museu com uma exposição permanente com obras de pintura, arqueologia, história e arte e ainda a evolução e desenvolvimento das Terras de Santa Maria.
(Distância: 160 m N)
Câmara Municipal de Santa Maria da Feira - Praça República, 4520-234 Santa Maria da Feira
(Distância: 174 m N)
Chafariz do século XVIII sobre 5 degraus com tanque quadrilobado em cujo centro se ergue uma coluna que suporta duas taças de decoração barroca.
(Distância: 184 m S)
Um jardim situado entre o Largo do Rossio e o Castelo, é um espaço verde e muito arborizado ideal para passeios para todas as idades, sendo um dos principais locais de passeio dos habitantes e visitantes da cidade.
(Distância: 208 m S)
(Distância: 298 m W)
(Distância: 337 m N)
Situada originalmente na ermida de São Francisco, antiga sede paroquial da vila, foi reformada pela comunidade do Convento de Lóios entre 1581 e 1591.
(Distância: 350 m S)
O ex-libris de Santa Maria da Feira, de estilo gótico, mostra elementos de outros estilos adquiridos ao longo dos séculos.
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 2 km E)