À semelhança da freguesia de Palhaça, esta também se revela como uma freguesia recente, e que se situa no século XVIII, altura em que se deu a construção da Igreja no lugar de Troviscal.
Na realidade esta história recente traduz-se em duas localidades denominadas de Passadouro e Caniçal, as únicas referenciadas nas Inquirições do reinado D. Afonso II, em que eram atravessadas na época por uma via romana. Esta via fazia a ligação de Portus Cale e Conínbriga, demonstrando assim a importância desta zona na Vila.
É com o declínio da via que começa a evidência do lugar de Troviscal. Contrariamente ao que muitas vezes acontece, a povoação foi crescendo e para o lado noroeste, precisamente para o dito lugar de Troviscal. Somente no século passado Troviscal começou a pertencer a Oliveira do Bairro.
A reorganização administrativa de 2013 agregou as antigas freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, formando a União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, com sede na primeira e representação nas restantes.
Este ponto está situado na localidade Troviscal, na freguesia Bustos, Troviscal e Mamarrosa.
(Distância: 36 m NW)
(Distância: 58 m W)
(Distância: 79 m N)
(Distância: 167 m N)
Esta igreja dedicada a São Bartolomeu tem origem nos meados do século XVIII, conforme a data de 1767 por cima da porta principal. A fachada principal é toda revestida a azulejos azuis e delimitada por pilastras nos cunhais. Ao centro e sobre a porta, um nicho com a imagem de São Bartolomeu, do século XV.
(Distância: 178 m SE)
Uma igreja numa grande casa moderna numa alameda parcialmente arborizada e com empedrado português, destaca-se a fachada com o portal sob um alpendre assente sobre colunas.
(Distância: 198 m N)
(Distância: 690 m NW)
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 2 km NW)