O edifício religioso do qual São Bartolomeu é padroeiro, tem origem nos meados do século XVIII, conforme a data de 1767 por cima da porta principal, sendo estes os únicos testemunhos da Igreja Paroquial de Troviscal.
Está situada no entroncamento da Rua Jaime Pato com a Rua Nova, com a fachada principal para a junção das duas ruas, para sudoeste. A Igreja de São Bartolomeu de planta retangular é formada por nave retangular e capela-mor, com adossamento a esta da sacristia retangular, no lado sul.
A fachada principal em frontão triangular, toda revestida a azulejos azuis, está delimitada por pilastras nos cunhais, com o portal em arco abatido ladeado por pilastras e encimado por uma cimalha com aletas, tendo ao centro um nicho com a imagem de São Bartolomeu, do século XV. Este é encimado por um frontão interrompido por uma concha e ladeado por duas janelas retangulares em altura, também em arco abatido, com gradeamentos.
Ao centro do frontão, uma janela lobulada. À esquerda da fachada está adossada a torre sineira, com cobertura piramidal ladeada por pináculos nos cunhais e o relógio na face frontal.
Este ponto está situado na localidade Troviscal, na freguesia Bustos, Troviscal e Mamarrosa.
(Distância: 51 m W)
(Distância: 88 m S)
(Distância: 132 m S)
(Distância: 149 m S)
(Distância: 167 m S)
Esta é uma freguesia recente, que se situa no século XVIII, altura em que se deu a construção da Igreja no lugar de Troviscal. Somente no século passado Troviscal começou a pertencer a Oliveira do Bairro. Com a reorganização administrativa de 2013, Troviscal agregou-se a Bustos e Mamarrosa, formando a União de Freguesias.
(Distância: 334 m SE)
Uma igreja numa grande casa moderna numa alameda parcialmente arborizada e com empedrado português, destaca-se a fachada com o portal sob um alpendre assente sobre colunas.
(Distância: 535 m NW)
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 2 km N)