Com o início de construção provável de 1747, a Igreja de São Simão é um segundo ou até mesmo um terceiro templo da localidade.
A igreja anterior, não se sabendo precisamente se correspondia a uma primeira ou segunda igreja, deve corresponder à primeira metade do século XVII, segundo um documento que a localiza afastada da povoação.
A importância da construção da Igreja de Mamarrosa no século XVIII, sob o estilo barroco, é por isso um exemplar de um dos períodos arquitetónicos mais deslumbrantes pela grande utilização de elementos de elevado valor, e referenciado como monumento sem igual na região.
Orientada de norte/sul, com a fachada principal para sul, a Igreja de São Simão de planta retangular é constituída por nave e capela-mor, com a torre sineira adossada no lado leste, no mesmo plano que a fachada principal.
A fachada em frontão triangular tem o portal principal em arco abatido rodeado por uma moldura reta ladeada por volutas e encimado por uma cimalha e frontão de aletas interrompido por um nicho que alberga o patrono São Simão. Este é ladeado por dois janelões retangulares em altura com cimalhas, para iluminação do interior.
O frontão tem ao centro um óculo no tímpano.
Este ponto está situado na localidade Mamarrosa, na freguesia Bustos, Troviscal e Mamarrosa.
(Distância: 319 m E)
Uma terra com ocupação desde a pré-história, os monumentos construídos pelos celtas foram denominados pelos romanos de "mammulas", com os mais achatados e rasos denominados de "mamoa rasa", daí provindo o termo Mamarrosa. Pertenceu a Soza, Mira e finalmente Oliveira do Bairro.
(Distância: 733 m E)
(Distância: 834 m E)
O agradável Parque ou Jardim de Rio Novo está equipado com um lago artificial, relvado, parque de merendas e campo de ténis, permite passar um dia excelente para jogar, passear, conviver, tudo o mais, incluindo com crianças que têm o seu espaço próprio.
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km NW)
Uma capela situada no meio de um grande largo, destaca-se a fachada fora do normal com uma grande porta de vidro terminada num tímpano triangular igualmente de vidro.
(Distância: 2 km E)
Uma pequena capela com uma torre sineira proporcionalmente grande, a fachada é aberta pela grande porta principal e uma pequena porta na torre.
(Distância: 2 km NW)
Um jardim num espaço triangular entre três ruas, um espaço relvado e arborizado com bancos e calçada portuguesa, excelente para descanso, passeio e brincadeiras dos mais novos.
(Distância: 2 km NE)
Uma igreja numa grande casa moderna numa alameda parcialmente arborizada e com empedrado português, destaca-se a fachada com o portal sob um alpendre assente sobre colunas.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
Esta é uma freguesia recente, que se situa no século XVIII, altura em que se deu a construção da Igreja no lugar de Troviscal. Somente no século passado Troviscal começou a pertencer a Oliveira do Bairro. Com a reorganização administrativa de 2013, Troviscal agregou-se a Bustos e Mamarrosa, formando a União de Freguesias.