Com quase todas as caraterísticas de uma cronologia medieval, é possível que esta seja um aproveitamento de uma anterior que remonta ao período romano. A Ponte da Pica é a ligação de uma via romana e, seguindo uma das fortes caraterísticas romanas, o tabuleiro da ponte é em cavalete.
Permitindo o rio que a ponte seja pequena, é no entanto formada por três arcos com o do meio de maiores dimensões e em arco quebrado, sendo os laterais em arco de volta perfeita com as pedras das aduelas sigladas. O tabuleiro é em rampante nos extremos, e em cavalete ao centro, sendo delimitado por guardas baixas.
Uma construção em alvenaria de pedra, tem de comprimento cerca de trinta metros e uma largura de dois metros e quarenta.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público
Este ponto está situado na localidade Vila de Cucujães, na freguesia Vila de Cucujães.
(Distância: 889 m W)
A edificação é anterior à nacionalidade, tendo sido em 1139 o couto doado ao mosteiro por D. Afonso Henriques.
(Distância: 2 km SW)
Com uma edificação em granito com uma alvenaria simples, é uma construção do século XIV mas também atribuída à época romana ou árabe.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)
A capela de Nossa Senhora dos Milagres, considerada como santuário, foi construída com base em donativos da população da cidade e situa-se no centro do Parque de Nossa Senhora dos Milagres. A capela foi inaugurada em 1938.
(Distância: 2 km S)
A atual igreja tem como referência a data de 1712, crendo-se que esta data esteja ligada a uma reconstrução do templo.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)
Inaugurado em 1938, é o maior espaço verde da cidade, inclui um circuito de manutenção, ciclovias, parque infantil e parque de merendas e ainda espaço de restauração.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 3 km N)
(Distância: 3 km N)