A sua relevância cultural deve-se à sua construção ter sido realizada sobre um monumento romano, do qual foi recuperado o marco miliário referente à milha XII, que atualmente está no largo da Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis, e uma inscrição que se encontra embutida na parede exterior da sacristia, o "Terminus Augustalis", que marcava os limites do império romano.
De planta retangular, é formada por nave e capela-mor. Está adossada a esta, num plano mais recuado e à direita, a torre sineira, seguindo-lhe o anexo da sacristia.
A fachada apresenta-se delimitada por cunhais de pilastras, rematada por pináculos e por um frontão contracurvo. O portal é em verga reta sobrepujada de um entablamento que faz a ligação ao nicho com a imagem do Orago.
Este está ladeada por dois janelões, sobrepujados de uma cimalha curva.
Separada por um friso, temos o frontão contracurvo, no qual ao centro se situa uma janela redonda lobulada.
No interior simples, a nave é composta por um coro alto com um órgão de tubos, dois púlpitos, dois retábulos laterais e dois colaterais, em dourado e branco. Igualmente estão as sanefas das janelas e do arco triunfal que dá acesso à capela-mor.
O teto da nave está forrado em madeira a formar caixotões. A capela-mor apresenta-se com o mesmo género de cobertura e o retábulo-mor igualmente apresenta-se em tons dourado e branco.
Este ponto está situado na localidade Ul, na freguesia Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail.
A Igreja Matriz de Ul situa-se num largo quase no limite sul da freguesia, a cerca de 700 metros a sul da localidade com o mesmo nome.
(Distância: 2 km E)
Mais de quatrocentos anos de existência, é a única informação que a Igreja de Macinhata de Seixa tem referente no seu historial.
(Distância: 2 km N)
Esta ponte remonta ao tempo medieval, do século XIII, seguindo uma arquitetura românica de um só arco e de construção em cantaria.
(Distância: 2 km SE)
No lugar da Bemposta teve o início o Concelho Medieval, por foral manuelino em 1514, sendo por isso propositado um edifício dos Paços do Concelho, uma construção modesta do século XVI.
(Distância: 2 km SE)
Situado junto dos Antigos Paços do Concelho, o Pelourinho foi erguido após a atribuição a este lugar do foral manuelino em 1514, sendo por isso do início do século XVI.
(Distância: 3 km NE)
De influência neoclássica, o edifício serviu para habitação particular e para um colégio, tendo atualmente serviços administrativos da Câmara Municipal.
(Distância: 3 km NE)
Situado no encontro das ruas Dr. Bento Carqueja e do Emigrante, o edifício dos Paços do Concelho foi edificado na primeira metade do século XIX por D. Miguel.
(Distância: 3 km NE)
Uma praça com o nome de José da Costa situada na parte mais antiga da cidade, perpetuando este cidadão e benemérito de Oliveira de Azeméis.
(Distância: 3 km S)
Sob o Orago de São Paio, este templo religioso, edificado no ano de 1701, situa-se a poucos metros do cruzeiro, numa pequena elevação.
(Distância: 3 km NE)
Este marco, construído entre os anos 23 e 24 d.C., indica a décima segunda milha da via romana entre Lisboa e Braga.
(Distância: 3 km NE)
Edificada entre os anos de 1719 e 1729, a Igreja Matriz de São Miguel é notória pela fachada e pela escadaria frontal que lhe dá acesso.