Uma terra com um historial antecedente à nacionalidade tem todas as condições para que a paróquia seja igualmente antiga. Estando 1712 ligada a uma reconstrução do templo, a edificação pertence por isso a um tempo anterior.
Igualmente estava destinada a sofrer alterações, tendo sofrido a maior entre os anos de 1897/1898. Devido ao alargamento da via fizeram um aterro, o que provocou uma elevação de metro e meio da parede da nave e o deslocamento da torre sineira e da sacristia para o lado direito.
Em 1910 veio novamente a sofrer alterações, desta feita na capela-mor, elevando-a um metro. Estas obras acabaram por transformar o edifício antigo, do qual resta pouco ou nada.
De planta retangular formada por nave e capela-mor, tem adossado no lado direito a torre sineira seguindo-lhe a sacristia.
A fachada principal em frontão triangular tem como rasgos o portal principal em moldura reta sobrepujada de uma cimalha que liga ao nicho com a imagem do orago. A ladear estão duas janelas retangulares em frontão triangular. No frontão da igreja abre-se uma pequena janela quadrilobada. A fachada está forrada de azulejos.
À direita vemos a torre sineira quadrada coroada com pináculos e uma cobertura piramidal.
No lado norte existem quatro janelas e duas portas, todas em verga reta, das quais uma janela e uma porta pertencem à capela-mor. As restantes pertencem à nave.
O acesso ao templo é feito por uma escada de seis degraus de cantos redondos.
O interior é simples, com a nave e capela-mor parcialmente forradas a azulejos, e um coro-alto sobre a entrada. A passagem para a capela-mor é feita pelo arco de volta perfeita.
Este ponto está situado na localidade Santiago de Riba-Ul, na freguesia Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail.
A Igreja Matriz situa-se no centro da localidade, no início da Rua de Nossa Senhora da Luz.
(Distância: 925 m NW)
Com uma edificação em granito com uma alvenaria simples, é uma construção do século XIV mas também atribuída à época romana ou árabe.
(Distância: 2 km SE)
Edificada entre os anos de 1719 e 1729, a Igreja Matriz de São Miguel é notória pela fachada e pela escadaria frontal que lhe dá acesso.
(Distância: 2 km SE)
Atualmente posicionado com certo destaque em frente à Igreja Matriz e ao Mercado Municipal, é agora unicamente um elemento decorativo, uma vez que é uma fonte seca.
(Distância: 2 km SE)
Este marco, construído entre os anos 23 e 24 d.C., indica a décima segunda milha da via romana entre Lisboa e Braga.
(Distância: 2 km S)
Esta ponte remonta ao tempo medieval, do século XIII, seguindo uma arquitetura românica de um só arco e de construção em cantaria.
(Distância: 2 km SE)
Uma praça com o nome de José da Costa situada na parte mais antiga da cidade, perpetuando este cidadão e benemérito de Oliveira de Azeméis.
(Distância: 2 km SE)
Situado no encontro das ruas Dr. Bento Carqueja e do Emigrante, o edifício dos Paços do Concelho foi edificado na primeira metade do século XIX por D. Miguel.
(Distância: 2 km N)
A edificação é anterior à nacionalidade, tendo sido em 1139 o couto doado ao mosteiro por D. Afonso Henriques.
(Distância: 2 km SE)
De influência neoclássica, o edifício serviu para habitação particular e para um colégio, tendo atualmente serviços administrativos da Câmara Municipal.
(Distância: 2 km N)
Esta pequena ponte faz a travessia do rio Ul e liga as povoações de Cucujães e da Pica, da qual a ponte toma o nome.