O aspeto atual da ponte mostra o resultado de uma reconstrução para poder assegurar a passagem do tráfego automóvel, servindo também de passagem para os peregrinos de Santiago de Compostela.
Com uma edificação em granito com uma alvenaria simples, há várias teorias quanto à sua cronologia. Sendo da época medieval, do século XIV, pois a sua estrutura é constituída por algumas pedras sigladas semelhantes a outras pontes, é também atribuída a época romana ou árabe.
Dado o estado de degradação em que se encontrava, foi reconstruída em 2000.
A ponte, que se situa junto da povoação com o mesmo nome e que atravessa o rio Ul, é formada por dois arcos de volta perfeita em cantaria. Estes estão deformados devido ao incorreto dimensionamento para as cargas a que foi sujeita até à reconstrução.
Entre os arcos tem pequenos talhamares a cortar a água e a sustentar um tabuleiro rampeado, sendo este delimitado por guardas baixas.
A ponte, que está incluída na rota de Santiago de Compostela, está classificada de Interesse Municipal.
Este ponto está situado na localidade Salgueiro, na freguesia Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail.
A 150 metros da povoação de Salgueiro, a ponte situa-se na rua que faz a ligação à sede da freguesia, uma transversal à estrada principal.
(Distância: 925 m SE)
A atual igreja tem como referência a data de 1712, crendo-se que esta data esteja ligada a uma reconstrução do templo.
(Distância: 976 m N)
A edificação é anterior à nacionalidade, tendo sido em 1139 o couto doado ao mosteiro por D. Afonso Henriques.
(Distância: 2 km NE)
Esta pequena ponte faz a travessia do rio Ul e liga as povoações de Cucujães e da Pica, da qual a ponte toma o nome.
(Distância: 3 km SE)
Edificada entre os anos de 1719 e 1729, a Igreja Matriz de São Miguel é notória pela fachada e pela escadaria frontal que lhe dá acesso.
(Distância: 3 km SE)
Atualmente posicionado com certo destaque em frente à Igreja Matriz e ao Mercado Municipal, é agora unicamente um elemento decorativo, uma vez que é uma fonte seca.
(Distância: 3 km S)
Esta ponte remonta ao tempo medieval, do século XIII, seguindo uma arquitetura românica de um só arco e de construção em cantaria.
(Distância: 3 km SE)
Este marco, construído entre os anos 23 e 24 d.C., indica a décima segunda milha da via romana entre Lisboa e Braga.
(Distância: 3 km SE)
Uma praça com o nome de José da Costa situada na parte mais antiga da cidade, perpetuando este cidadão e benemérito de Oliveira de Azeméis.
(Distância: 3 km SE)
Situado no encontro das ruas Dr. Bento Carqueja e do Emigrante, o edifício dos Paços do Concelho foi edificado na primeira metade do século XIX por D. Miguel.
(Distância: 3 km SE)
De influência neoclássica, o edifício serviu para habitação particular e para um colégio, tendo atualmente serviços administrativos da Câmara Municipal.