Atualmente está com necessidade de recuperação após vários anos, talvez séculos, de declínio da estrutura e da sua função. A ponte que atravessa o rio Ul faz a ligação entre a freguesia de Madail e a sede do Concelho de Oliveira de Azeméis.
Serviu as populações locais, como também a passagem dos peregrinos de Santiago de Compostela, sendo estes últimos apoiados por um hospital localizado no pequeno povoado de Madail, conferindo a sua existência ao foral atribuído à Feira em 1251.
Este hospital acabou por definir a importância do Caminho de Santiago. O seu fim como tal contribuiu para o esquecimento da via e consequentemente da ponte por parte dos peregrinos que acabou por servir somente as localidades.
A ponte teve o seu momento alto pelas peregrinações, tal como o caminho que lhe acessa, onde ainda existe um pequeno troço da via igualmente medieval que faz ligação à ponte.
Este ponto está situado na localidade Madail, na freguesia Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail.
(Distância: 1 km E)
De influência neoclássica, o edifício serviu para habitação particular e para um colégio, tendo atualmente serviços administrativos da Câmara Municipal.
(Distância: 1 km E)
Situado no encontro das ruas Dr. Bento Carqueja e do Emigrante, o edifício dos Paços do Concelho foi edificado na primeira metade do século XIX por D. Miguel.
(Distância: 1 km NE)
Edificada entre os anos de 1719 e 1729, a Igreja Matriz de São Miguel é notória pela fachada e pela escadaria frontal que lhe dá acesso.
(Distância: 1 km NE)
Este marco, construído entre os anos 23 e 24 d.C., indica a décima segunda milha da via romana entre Lisboa e Braga.
(Distância: 1 km NE)
Atualmente posicionado com certo destaque em frente à Igreja Matriz e ao Mercado Municipal, é agora unicamente um elemento decorativo, uma vez que é uma fonte seca.
(Distância: 1 km E)
Uma praça com o nome de José da Costa situada na parte mais antiga da cidade, perpetuando este cidadão e benemérito de Oliveira de Azeméis.
(Distância: 2 km N)
A atual igreja tem como referência a data de 1712, crendo-se que esta data esteja ligada a uma reconstrução do templo.
(Distância: 2 km S)
Este templo religioso é dedicado a Santa Maria e foi edificado somente no século XVIII no local da igreja anterior e sobre um monumento romano.
(Distância: 2 km E)
A capela, inaugurada em 1880, ocupa a parte alta do outeiro do Crasto ou do Calvário, a nascente da vila.
(Distância: 3 km SE)
Mais de quatrocentos anos de existência, é a única informação que a Igreja de Macinhata de Seixa tem referente no seu historial.