De planta retangular, é formada por uma nave e capela-mor. Está adossada a esta, no lado direito, a torre sineira e, num plano mais recuado, a nível da capela-mor, está a capela funerária. Na continuação desta capela, no sentido contrário em relação à igreja, está a sacristia.
A fachada em empena triangular tem como rasgos o portal em verga reta encimado por uma cimalha e esta por uma janela central de moldura reta, sobrepujada de um frontão triangular. A ladear estão outras duas janelas, igualmente de moldura reta.
No lado direito a torre sineira quadrada é composta por quatro sineiras e coroada com uma cobertura circular ladeada por quatro pináculos.
Este ponto está situado na localidade Macinhata da Seixa, na freguesia Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail.
(Distância: 2 km N)
De influência neoclássica, o edifício serviu para habitação particular e para um colégio, tendo atualmente serviços administrativos da Câmara Municipal.
(Distância: 2 km W)
Este templo religioso é dedicado a Santa Maria e foi edificado somente no século XVIII no local da igreja anterior e sobre um monumento romano.
(Distância: 2 km N)
Situado no encontro das ruas Dr. Bento Carqueja e do Emigrante, o edifício dos Paços do Concelho foi edificado na primeira metade do século XIX por D. Miguel.
(Distância: 2 km N)
Uma praça com o nome de José da Costa situada na parte mais antiga da cidade, perpetuando este cidadão e benemérito de Oliveira de Azeméis.
(Distância: 2 km N)
Este marco, construído entre os anos 23 e 24 d.C., indica a décima segunda milha da via romana entre Lisboa e Braga.
(Distância: 2 km N)
Atualmente posicionado com certo destaque em frente à Igreja Matriz e ao Mercado Municipal, é agora unicamente um elemento decorativo, uma vez que é uma fonte seca.
(Distância: 2 km N)
Edificada entre os anos de 1719 e 1729, a Igreja Matriz de São Miguel é notória pela fachada e pela escadaria frontal que lhe dá acesso.
(Distância: 3 km NW)
Esta ponte remonta ao tempo medieval, do século XIII, seguindo uma arquitetura românica de um só arco e de construção em cantaria.
(Distância: 3 km S)
No lugar da Bemposta teve o início o Concelho Medieval, por foral manuelino em 1514, sendo por isso propositado um edifício dos Paços do Concelho, uma construção modesta do século XVI.
(Distância: 3 km S)
Situado junto dos Antigos Paços do Concelho, o Pelourinho foi erguido após a atribuição a este lugar do foral manuelino em 1514, sendo por isso do início do século XVI.