O topónimo Avanca tem a sua primeira referência nos documentos medievais do século X até ao século XV, sendo então conhecida como Abanca, Ananqua e Vanca, o que, pela evolução gráfica, deu origem na atualidade a Avanca.
Apesar de duvidosa, a origem do seu topónimo garante uma certa antiguidade ao ponto de se situar no pré-romano com o sufixo "Anco", sendo que o restante tem origem no período pré-nacional.
Avanca é uma terra de dúvidas quanto à localização, no entanto em Avanca terá existido um Mosteiro de Santa Marinha, que o rei D. Ordonho II doou ao Bispo D. Gomado e ao Mosteiro de Crestume.
Em 1254 o rei D. Sancho II doou o padroado de Avanca ao Bispo do Porto e à sua sede o que, de certa maneira, comprova a identidade de Avanca devido à sua vida religiosa organizada e bastante desenvolvida.
Este ponto está situado na localidade Avanca, na freguesia Avanca.
(Distância: 30 m NE)
(Distância: 30 m N)
A Capela de Santo António de Avanca é uma capela de arquitetura barroca, apontando a sua construção para o ano de 1626. A fachada é delimitada por pilastras nos cunhais, com aberturas para a porta e três janelas retangulares, e antecedida por uma escadaria larga.
(Distância: 56 m NW)
Situado junto da Capela de Santo António e da Junta de Freguesia, é um espaço de descanso, passeio e jogos com bancos, algumas árvores, relvado e uma esplanada.
(Distância: 72 m S)
(Distância: 177 m SE)
Esta igreja dedicada a Santa Marinha é uma construção do século XVIII, tendo a sua primeira celebração em 1749. Destaca-se as duas torres sineiras laterais à fachada imponente com o portal enquadrado e encimado por um cartel e este por um nicho com a imagem da padroeira.
(Distância: 345 m W)
(Distância: 362 m N)
Um mercado municipal parcialmente ao ar livre, onde se vende de tudo em relação a produtos alimentares de todos os géneros, e muito mais.
(Distância: 412 m NW)
Espaço para diversos tipos de desporto, dos mais básicos aos mais radicais.
(Distância: 681 m S)
(Distância: 831 m NE)