Situada no centro de Avanca e tendo mesmo ao lado a estrada nacional que atravessa a localidade, com a fachada principal orientada a sul, o templo religioso é conhecido como de Santo António. É uma capela de arquitetura barroca, apontando a sua construção para o ano de 1626.
De planta retangular formada por uma só nave, tem adossada a esta, na fachada leste, uma capela, e a norte uma saliência da capela-mor.
A fachada em empena triangular é delimitada por pilastras nos cunhais, com remates em pináculos piramidais que ladeiam a cruz latina no vértice da empena.
Com quatro aberturas em moldura retangular, o portal principal é ladeado por duas janelas e encimado por uma terceira janela, maior que as outras duas. Entre esta e o portal está um quadro em azulejos do Santo António.
Este ponto está situado na localidade Avanca, na freguesia Avanca.
(Distância: 4 m E)
(Distância: 30 m S)
O topónimo Avanca tem a sua primeira referência nos documentos medievais do século X até ao século XV, sendo então conhecida como Abanca, Ananqua e Vanca. Aqui terá existido um Mosteiro de Santa Marinha, que o rei D. Ordonho II doou ao Bispo D. Gomado e ao Mosteiro de Crestume.
(Distância: 41 m W)
Situado junto da Capela de Santo António e da Junta de Freguesia, é um espaço de descanso, passeio e jogos com bancos, algumas árvores, relvado e uma esplanada.
(Distância: 101 m S)
(Distância: 206 m S)
Esta igreja dedicada a Santa Marinha é uma construção do século XVIII, tendo a sua primeira celebração em 1749. Destaca-se as duas torres sineiras laterais à fachada imponente com o portal enquadrado e encimado por um cartel e este por um nicho com a imagem da padroeira.
(Distância: 332 m N)
Um mercado municipal parcialmente ao ar livre, onde se vende de tudo em relação a produtos alimentares de todos os géneros, e muito mais.
(Distância: 347 m W)
(Distância: 395 m NW)
Espaço para diversos tipos de desporto, dos mais básicos aos mais radicais.
(Distância: 711 m S)
(Distância: 814 m NE)