Situada no lado esquerdo do rio Douro, Santa Maria de Sardoura, cujo topónimo, segundo historiadores, está relacionado com as inúmeras voltas que o rio descreve nos vales e colinas da freguesia. Sardoura em Árabe significa andar à roda.
A antiguidade de Santa Maria de Sardoura não é das mais profundas, cingindo-se apenas ao período da Nacionalidade, tendo sido fundada por D. Afonso Henriques.
A sua história constrói-se a partir do século XII que, entretanto e com a sua posição geográfica, Santa Maria de Sardoura torna-se num polo bastante apetecível, com o comércio que o rio Douro proporcionou.
Atualmente Santa Maria de Sardoura e com experiência no passado com o comércio, está destinado ao turismo com especial destaque para as paisagens que o rio provoca naquela região.
Este ponto está situado na localidade Santa Maria de Sardoura, na freguesia Santa Maria de Sardoura.
(Distância: 109 m NW)
(Distância: 112 m NW)
A Igreja Matriz de Sardoura, dedicada a Santa Maria, é uma edificação dos séculos XVII, XVIII e XIX, com o padroado a pertencer ao Infante D. Luís. A igreja remonta possivelmente ao século XII. No século XX dá-se a finalização dos retábulos colaterais.
(Distância: 506 m SE)
Esta Igreja é uma edificação da segunda metade do século XX, quando decorria o ano de 1984. Foi o ano em que a atual Capela de São Brás deixou de ser igreja, justamente para o novo templo religioso, a nova igreja que veio substituir a antiga,
(Distância: 512 m SE)
(Distância: 547 m SE)
(Distância: 565 m SE)
A edificação da Capela de São Brás teve início na primeira metade do século XVII e é no século XVIII que se realiza a feitura dos retábulos. No século XIX completa-se a execução das estruturas retabulares e em 1984 dá-se a transferência do culto para a nova Igreja Paroquial de São Martinho.
(Distância: 575 m SE)
(Distância: 621 m SE)
(Distância: 628 m E)
A pertencer a terras de Sardoura, a história da freguesia de São Martinho arrasta-se um pouco com a de Santa Maria, ao qual o território de São Martinho se manteve ligado até ao século XIX. Ambas, embora eclesiasticamente separadas, tiveram início no século XII.
(Distância: 669 m SE)