Somente no século XIII é que Raiva aparece documentada e como uma localidade honrosa com alguns privilégios, perante a coroa portuguesa como os Cavaleiros, que são da apresentação da Igreja.
No entanto e pela sua geografia, Raiva rodeia-se de uma zona predominantemente povoada por vestígios pré-históricos, implicando que o seu território igualmente fosse povoada por tal povo, sem determinação exata do período.
A ocupação não se limitou só pelos povos pré-históricos, sendo seguidos pelos povos habituais que ocuparam a Península Ibérica, como os romanos, visigodos, e outros.
Tendo anteriormente sido uma localidade honrosa, o que veio a confirmar-se no século XVI com a atribuição do pelourinho, distinção que teve como base a honra da independência em relação ao concelho, sem nunca ter sido premiada por um foral.
Com a reorganização de freguesias em 2013 as antigas freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso ficaram agregedas, formando a União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, com sede na primeira.
Este ponto está situado na localidade Oliveira do Arda, na freguesia Raiva, Pedorido e Paraíso.
(Distância: 14 m SE)
(Distância: 38 m SE)
(Distância: 69 m W)
(Distância: 81 m W)
(Distância: 91 m W)
(Distância: 931 m S)
(Distância: 949 m S)
(Distância: 959 m E)
(Distância: 969 m E)
(Distância: 978 m S)