Sem qualquer referência marca somente a sua presença situada entre duas aldeias de xisto de Midões e Gondarém, ambas a pertenceram à antiga freguesia de Raiva.
A capela posiciona-se de sudeste para noroeste, com a fachada principal orientada para o segundo ponto, apresenta uma fachada simples com o rasgo do portal em verga reta encimada por um óculo circular em tímpano.
As fachadas apresentam os rasgos em molduras retas, sendo que a nascente apresenta duas portas, sendo uma delas com entrada para a nave e a outra com acesso ao coro, acesso que é feito por uma escadaria exterior.
No mesmo lado, na fachada principal e num plano mais recuado a torre sineira, com a abertura do sino igualmente em moldura reta e encimado por um relógio.
Este ponto está situado na localidade Gondarém, na freguesia Raiva, Pedorido e Paraíso.
(Distância: 343 m SW)
Com o estatuto de aldeia de Portugal, Gondarém é prestigiada com o vinhedo de branco e tinto, na sua disposição de socalcos, transformando completamente o cenário que rodeia a aldeia. Destaca-se o lavadouro convidativo e singular, pelas pinturas que apresenta.
(Distância: 410 m N)
Uma aldeia de xisto que se chama de Midões, uma aldeia considerada como aldeia de Portugal, pela Associação do Turismo de Aldeias. Uma aldeia que quase caiu no esquecimento e, na verdade, com a ajuda das entidades, o ressurgimento aconteceu.
(Distância: 470 m N)
(Distância: 957 m S)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km SW)
Dedicada a São João Batista, é uma construção do século XVIII, mas já referenciada num documento de doação ao Mosteiro do Paço de Sousa, em 1062. No século XX há obras na igreja e finalmente obras na zona superior da sineira e relógio.
(Distância: 2 km SW)
Está situado num muro, muito perto da Igreja Matriz, levantando-se sobre uma base quadrada e tosca o fuste liso e octogonal, encimado por um piramidal saliente. Está classificada desde 1933 como Imóvel de Interesse Público.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km SW)