Tal como a aldeia de Midões, a aldeia de Gondarém faz parte da freguesia de Raiva, com o mesmo estatuto de aldeia de Portugal.
Numa posição mais elevada que Midões, relativamente ao rio Douro, Gondarém é prestigiada com o vinhedo de branco e tinto, na sua disposição de socalcos, transformando completamente o cenário que rodeia a aldeia.
Igualmente virada para o turismo, é também uma aldeia visivelmente habitada por alguns locais e partilhando com Midões a Capela de Santo Ildefonso, situada precisamente a meio do caminho entre as duas aldeias.
A existência de um lavadouro comunitário de dois tanques à entrada da aldeia é deveras interessante até mesmo convidativo e singular, pelas pinturas que apresenta.
Este ponto está situado na localidade Gondarém, na freguesia Raiva, Pedorido e Paraíso.
(Distância: 343 m NE)
Situada entre duas aldeias de xisto de Midões e Gondarém, ambas a pertenceram à antiga freguesia de Raiva, destaca-se na fachada principal e num plano mais recuado a torre sineira, com a abertura do sino em moldura reta e encimado por um relógio.
(Distância: 653 m S)
(Distância: 737 m N)
Uma aldeia de xisto que se chama de Midões, uma aldeia considerada como aldeia de Portugal, pela Associação do Turismo de Aldeias. Uma aldeia que quase caiu no esquecimento e, na verdade, com a ajuda das entidades, o ressurgimento aconteceu.
(Distância: 784 m N)
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 1 km SW)
Dedicada a São João Batista, é uma construção do século XVIII, mas já referenciada num documento de doação ao Mosteiro do Paço de Sousa, em 1062. No século XX há obras na igreja e finalmente obras na zona superior da sineira e relógio.
(Distância: 1 km SW)
Está situado num muro, muito perto da Igreja Matriz, levantando-se sobre uma base quadrada e tosca o fuste liso e octogonal, encimado por um piramidal saliente. Está classificada desde 1933 como Imóvel de Interesse Público.
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km S)