São quatro os séculos, desde o XVI até XIX, que duraram a edificação da Igreja de São Miguel, contudo o início do edifício remonta ao século XIII quando esta é referida nas Inquirições Régias como sendo padroado do Mosteiro de Vila Boa do Bispo.
Realmente é mesmo no século XVI que o templo foi objeto de profundas e importantes obras, em que os elementos relativos à época estão espelhadas na porta travessa e ombreiras do portal axial. O século XVII é a provável data da execução do retábulo lateral da Epístola.
Entrando no século XVIII, surge a construção da capela-mor e da sacristia original, da referência de que o São Miguel é o Orago da Igreja com a imagem deste e do Santíssimo no altar-mor, o retábulo colateral de Nossa Senhora do Rosário, e outros.
É no final da primeira metade do século XIX que surge na padieira da porta principal a data da última grande reforma da frontaria, e provável feitura dos retábulos laterais e do retábulo-mor.
Situada numa encosta acentuada para o rio Paiva, num meio rural e isolado, ergue-se a igreja com uma planta retangular composta por nave e capela-mor mais pequena. Adossados na fachada norte, a sacristia, anexos e torre sineira no mesmo plano da frontaria.
A fachada principal, orientada a poente, simples em empena triangular com cruz latina sobre um plinto no vértice. Os rasgos são feitos pelo portal em verga reta e encimado por uma janela retangular.
À esquerda a torre sineira quadrada de dois registos separados por frisos e cornijas, com o inferior cego e o superior com quatro ventanas em arcos de volta perfeito e terminando com uma cobertura em coruchéu piramidal. Na frontal destaca-se o relógio.
Este ponto está situado na localidade Fontelas, na freguesia Sobrado e Bairros.
(Distância: 287 m NW)
(Distância: 490 m N)
Sem informações históricas sobre esta Capela de São Lourenço, destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por uma janela de coro, ambas em moldura retangular. A fachada termina no tímpano encimado pela sineira e ladeado por dois pináculos.
(Distância: 497 m SE)
(Distância: 505 m N)
(Distância: 524 m N)
(Distância: 540 m N)
O nome inicial desta freguesia, na conjugação com o Orago, era de São Miguel de Bairros. Em 989 o abade do Mosteiro de São Miguel trocava uma herdade em Várzea, pertencente ao Mosteiro, por outra na Villa de Barius, atualmente conhecida como Bairros.
(Distância: 902 m W)
(Distância: 1 km W)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)