Com o significado do topónimo a ser discutido com alguns autores a defender que "Heerada", usada no topónimo inicial, tinha o significado de um local coberto de heras, sendo a outra defesa por "Arada", com o seu significado de terras aradas.
De uma maneira ou de outra, a antiguidade da localidade é certamente muito anterior ao século XII, supondo-se que poderá remontar a épocas pré-romanas, deduzindo que parte do território que hoje constitui a freguesia de Aradas, antes da Nacionalidade, era povoada por "Heradas", "Cardosas", "Amedas", ou seja, de heras, cardos, amieiras,
Este ponto está situado na localidade Bom Sucesso, na freguesia Aradas.
(Distância: 37 m E)
A igreja atual é uma edificação do século XIX em substituição de uma anterior da mesma invocação. O retábulo-mor construído para a primeira foi ampliado para a segunda igreja. Destaca-se a fachada curvilínea com o nicho do padroeiro ao centro e a torre sineira.
(Distância: 1 km SW)
Da Arte Nova que se desenvolveu no início do séc. XX, na qual esta região se acentua, a Vila Africana é dos exemplares mais significativos dessa Arte.
(Distância: 2 km SW)
O Museu Marítimo de Ílhavo, criado pela Câmara Municipal de Ílhavo, foi inaugurado em agosto de 1937, mostra os temas relacionados com o mar e a pesca do bacalhau.
(Distância: 2 km SW)
Uma geografia que inevitavelmente liga à Ria de Aveiro fez de Ílhavo uma terra com ligações bastantes fortes ao mar.
(Distância: 2 km SW)
Câmara Municipal de Ílhavo - Av. 25 de Abril, 3830-044 Ílhavo
(Distância: 2 km SW)
O Solar dos Maias um dos pontos de referência da cidade, destacando-se desde os finais do século XVIII.
(Distância: 2 km W)
Inaugurada em 11 de setembro de 2005, a Biblioteca Municipal de Ílhavo promove o livro e a leitura e realiza atividades de divulgação cultural, exposições, feiras do livro, entre muitas outras.
(Distância: 2 km W)
Atualmente conhecido como Palácio de Alqueidão, também é conhecido por Solar do Visconde de Almeidinha ou de Alqueidão e de Nossa Senhora das Neves.
(Distância: 2 km SW)
Consagrada a São Salvador, tomando o mesmo nome da freguesia, este templo religioso foi totalmente reconstruído nos finais do século XVIII, tendo o seu início no ano de 1774.
(Distância: 2 km E)
A autonomia de São Bernardo deu-se muito tarde, já decorria o século XX, mais concretamente em 1968, formando-se a freguesia de São Bernardo, uma povoação que crescia ao seu próprio ritmo, a partir de lugares das antigas freguesias de Glória e de Aradas.