O prestígio de Vila Nova de Monsarros deve-se ao facto do seu território pertencer a uma zona propícia para que a ocupação humana tenha sido uma realidade. Como tal, esta ocupação remonta ao tempo da pré-história.
O Monte Crasto, que se situa sobranceiro do centro da cidade, é o testemunho de que o povoamento se refere à Idade do Ferro.
Segundo os indícios acredita-se que a população desta zona remonte à civilização celta, cujos povos terão chegado à região no ano VI a.C., e que o povoamento de Monsarros tenha sido feito por este povo.
Foi sobre este sentido de povoamento que a freguesia se evidenciou das outras suas vizinhas na importância social e política, contribuindo para que esta mesma localidade aparecesse no século IX.
No entanto, o verdadeiro desenvolvimento acontece quando se deu a conquista da região aos mouros no século XI. Mesmo estando longe de ser consolidado, surge o primeiro documento oficial em que alude Vila Nova.
Todas estas benesses resultaram na criação do concelho em 1514, quando lhe foi atribuído o foral concedido por D. Manuel I, em parte a servir de homenagem à população.
Esta euforia manteve-se até 1820, aquando da Revolução Liberal, mas só na década de trinta, mais concretamente em 1834, com a conturbada situação política, é que se definiu todo o sistema político.
Esta transferência política resultou na extinção dos poderes concedidos pelos forais do antigo regime, surgindo assim um novo conceito territorial seguindo o modelo francês na criação de concelhos e distritos.
Assim, todo o poder existente de Vila Nova de Monsarros foi extinguido, passando a localidade à categoria de Freguesia.
Este ponto está situado na localidade Vila Nova de Monsarros, na freguesia Vila Nova de Monsarros.
(Distância: 137 m NW)
Datada dos meados século XVII, a Capela de Nossa Senhora das Neves, implantada no topo de uma colina e muralhada, é uma construção que se ergueu sobre uma outra do século XIV. Destaca-se a fachada decorada e a paisagem que se avista do recinto da capela.
(Distância: 250 m N)
A Igreja de Vila Nova de Monsarros tem como protetor São Miguel desde a segunda metade do século XVIII. Em 1514 a localidade recebeu o foral, tornando-se concelho e, talvez por isso, a edificação da Igreja de São Miguel teve o seu inicio. Destaca-se a sineira adossada à capela-mor da igreja.
(Distância: 702 m SE)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km NW)
Capela de Monsarros, dedicada a São Martinho, confronta com a Rua de São Martinho. Contém no interior elementos dos séculos XV a XVII. Destaca-se a torre sineira separada e anexa à fachada, com sineira dupla e terminada com uma cruz no vértice, tal como a fachada da capela.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km SE)
A Igreja Paroquial de Luso foi construída no século XVII e no século XIX teve uma campanha de obras da fachada principal e da torre sineira. Situada num plano mais elevado que a rua, com acesso feito por uma escadaria, destaca-se a torre sineira adossada na fachada direita e num plano um pouco recuado da fachada principal.
(Distância: 3 km W)