Este ponto está situado na localidade Vila Nova de Monsarros, na freguesia Vila Nova de Monsarros.
(Distância: 702 m NW)
O território de Vila Nova de Monsarros pertence a uma zona propícia para que a ocupação humana antiga tenha sido uma realidade, remontando ao tempo da pré-história. Foi-lhe atribuído foral por D. Manuel I em 1514, elevando-a a vila e sede de concelho, mas passando a freguesia no século XIX.
(Distância: 839 m NW)
Datada dos meados século XVII, a Capela de Nossa Senhora das Neves, implantada no topo de uma colina e muralhada, é uma construção que se ergueu sobre uma outra do século XIV. Destaca-se a fachada decorada e a paisagem que se avista do recinto da capela.
(Distância: 906 m N)
A Igreja de Vila Nova de Monsarros tem como protetor São Miguel desde a segunda metade do século XVIII. Em 1514 a localidade recebeu o foral, tornando-se concelho e, talvez por isso, a edificação da Igreja de São Miguel teve o seu inicio. Destaca-se a sineira adossada à capela-mor da igreja.
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km SE)
A Igreja Paroquial de Luso foi construída no século XVII e no século XIX teve uma campanha de obras da fachada principal e da torre sineira. Situada num plano mais elevado que a rua, com acesso feito por uma escadaria, destaca-se a torre sineira adossada na fachada direita e num plano um pouco recuado da fachada principal.
(Distância: 2 km SE)
Um hotel para receber os frequentadores das termas, frequente nas localidades termais, foi uma criação do arquiteto Cassiano Branco. Tal como as termas, o hotel, já com 85 anos, foi-se remodelando de forma a acompanhar os tempos e as exigências dos clientes.
(Distância: 2 km SE)
Sendo uma região habitada desde há muito tempo, devido às propriedades das suas águas termais, apenas no século XIX a localidade começou realmente a merecer o seu mérito. No final do século XIX deu-se o impulso turístico de referência da sociedade devido ao ministro do rei D. Carlos, Emídio Navarro, no desenvolvimento do Luso.
(Distância: 2 km SE)
Este edifício era a sede da empresa das Águas do Luso. Agora é um local de exposições sobre o mesmo tema, as águas minerais.
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 3 km S)
Os moinhos de água ou azenhas que aqui se situavam foram recuperados e o espaço foi adaptado a espaço de lazer.