Foi em 1064 que se deu a primeira referência da Igreja de São Pedro de Tamengos, quando esta constava na relação de bens do Mosteiro de Vacariça, sendo novamente referida em 1140 quando D. Afonso Henriques couta à Sé de Coimbra três localidades, em que consta Tamengos.
A data de edificação atribuída ao templo é do século XVIII. O retábulo em que as colunas foram reaproveitadas no pequeno alpendre da porta travessa, corresponde ao século XVI. A capela existente ao lado do Evangelho pertence ao século XVII e, finalmente, ao século XVIII (1716) corresponde a famosa inscrição na porta principal que, traduzido para português corrente, diz "TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA".
Desenvolvida longitudinalmente, tem uma planta retangular formada por nave e capela-mor mais pequena e estreita.
Adossada ao templo na fachada norte, um anexo retangular. Igualmente na mesma fachada e no mesmo plano da fachada principal, a torre sineira quadrada com as quatro faces com aberturas em arco de volta perfeita, que albergam os sinos. A cobertura é piramidal contornada por pináculos.
A fachada principal em empena triangular é delimitada por pilastras com o único portal em verga reta e encimada por uma cimalha e esta por uma janela, igualmente em verga reta, para iluminação do coro.
Este ponto está situado na localidade Tamengos, na freguesia Tamengos, Aguim e Óis do Bairro.
(Distância: 214 m NW)
Tamengos foi referenciada em documentos de 1082 e mais tarde em 1140. No ano em que Portugal se tornou Independente o rei D. Afonso Henriques coutou à Sé de Coimbra três localidades e, entre elas, a de Tamengos. Em 1836, quando se criou a Freguesia de Tamengos, pertenceu ao Concelho de Mealhada, até 1853, ano em que transita para o Concelho de Anadia.
(Distância: 668 m N)
(Distância: 744 m E)
(Distância: 1 km N)
Com origem no tempo da Civilização Romana, em que eram denominadas de "Aquae Curiva", tiveram um período de esquecimento até 1900 em que se fundou a empresa Águas da Curia. O complexo inclui um hotel, um lago artificial, campos de jogos, casa de chá e outros.
(Distância: 1 km N)
Vista do centro de Curia
(Distância: 1 km N)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km N)
Mesmo ao lado da entrada para as Termas, está situada a entrada para o Palace Hotel. Um palácio restaurado, situado em plena região da Bairrada, que foi inaugurado em 1926 depois de quatro anos de melhoramentos e reformas.
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 1 km NE)